Simpósio de Ciência Animal: Diagnóstico laboratorial da toxoplasmose é tema

Publicado em 18 de Junho de 2019 às 15:00

Evento reuniu graduandos, mestrandos e doutorandos da Unipar, além de estudantes de outras instituições de ensino

Um sucesso! Assim foi avaliado pela coordenação os resultados do 7º Simpósio em Ciência Animal e 13º Mostra Cientifica, promovidos pelo programa de mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense. O evento reuniu em Umuarama professores, graduandos e pós-graduandos da Unipar e de outras instituições de ensino superior, além de profissionais da área.

A coordenadora do programa, professora Daniela Dib, fez a abertura destacando a importância da multidisciplinaridade na pesquisa cientifica que o simpósio traz para a formação acadêmica. Em seguida, o professor Nelton Correa ministrou a palestra ‘Diagnóstico laboratorial da toxoplasmose e sua importância para a saúde’.

Outro assunto tratado foi ‘Pet terapia no contexto escolar’, com a professora Taíza Fernanda Ramalhaes. Para falar sobre ‘Morcegos e a saúde única: Importância e cuidados’ foi convidado o professor Marcelo Marques.

O Simpósio continuou com as palestras ‘Atividade antimicrobiana dos óleos essenciais: Pesquisas e aplicações’, ministrada pela professora Cristiane Moritiz, e ‘Agências de fomento e sua importância para o desenvolvimento de um país’, proferida pelo professor Ranulfo Piau Junior. A palestra de encerramento foi sobre ‘Bioativos para o tratamento da mastite bovina: perspectivas e desafios’, apresentada pela professora Kelli Cristina Martini.

“Procuramos destacar a importância da interação entre os cursos que giram entorno da saúde animal, visando mostrar a utilização dos produtos bioativos na saúde única”, afirmou Dib, ressaltando que os objetivos, assim como nas edições anteriores, foram alcançados.