Pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Vanessa Menezes Monteiro falou sobre Estética Paliativa
O 5º Simpósio de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, foi aberto na noite de segunda-feira, 26, com a presença de Vanessa Menezes Monteiro, esteticista pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Ela veio de São Paulo especialmente para participar do evento, ministrando a palestra ‘Estética Paliativa’.
Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Juliana Marchi, o objetivo do evento é proporcionar aos acadêmicos e aos egressos uma semana de aprendizagem e contato com profissionais especializados de todo o País. Palestras, minicursos, talk-show, mostra científica e feira de cosméticos integram a programação.
O professor Claudemir José de Souza, diretor da Unipar, fez a abertura da semana acadêmica e lembrou de todo o trabalho das profissionais da Instituição pela regulamentação da profissão de esteticista no país. O curso está completando 10 anos em Francisco Beltrão.
Vanessa Menezes, em entrevista rápida antes da palestra, falou que o objetivo da Estética Paliativa é “acrescentar vida” aos dias das pessoas que sofrem de alguma doença ameaçadora à vida, como câncer, alzheimer, doenças crônicas.
“Durante o tratamento, pela evolução da doença, os pacientes vão tendo alguns problemas na pele, como desidratação, as vezes manchas, as vezes um inchaço. Então, o papel do esteticista é cuidar disso, junto com uma boa comunicação, com um papoterapia, com protocolos de bem-estar, com acolhimento, até a terminalidade da doença, sempre com uma visão holística e integral do paciente, de seus cuidadores e seus familiares, que estão nesta trajetória junto com ele”, explica.
Um caso na família
A esteticista conta que já passou por uma situação semelhante em sua família e foi aí que surgiu a ideia de aplicar técnicas da Estética em pacientes com este perfil. “Meu avô que para mim era tudo, meu pai, meu padrinho, meu melhor amigo, e quando ele foi diagnosticado o médico disse: ‘não temos mais o que fazer por ele’. Isso me incomodou profundamente. Por que não tem o que fazer por uma pessoa? Enquanto há vida, há cuidado, então, foi dali que começou os meus cuidados. Eu trabalhei a estética paliativa com ele até o seu falecimento. E vendo todos os benefícios, eu resolvi replicar isso na vida de outras pessoas”.
A palestrane destacou que o profissional precisa ter disposição para encarar o desafio. “Vai além de um nicho de mercado, é necessário ter um chamado e ter a disposição para dizer sim, porque realmente é um trabalho que exige muita dedicação, amorosidade e comprometimento com o sofrimento da pessoa. Percebemos que os profissionais da saúde, a equipe médica, tem aceitado, tem achado interessante e tem indicado esse tipo de atendimento”.
Programação
O 5º Simpósio acontece durante esta semana, abordando temas que envolvem as grandes áreas da Estética: Desvendando cortes de cabelos: Técnicas, dicas e finalizações, comr Paulina Sloboda; Uso de técnicas esportivas para potencializar resultados de tratamentos estéticos corporais, com Roberto Macari Júnior; Dreno tape aplicado à estética (Pós-operatório, dor, drenagem e postura), com Alysson Fernando Briel; Segredos da maquiagem, com Rafaeli Ringenberg Frantz; Ozonioterapia na estética, com Andressa Juliana Pahl; Penteado: clássico x romântico, com Heloíse Ceccatto Bartolomei da Silva; Jato de plasma e associações para o rejuvenescimento facial, com Rozane Lima de Souza Andreolli; Composição para fotos perfeitas, com Rafael Mello; Maquiagem para noivas e convidados, com Thaisline Fabri; Auriculoterapia na estética, com Scheila Cristina Zuconelli.
O talk show encerrará as atividades da semana com o tema “Abordagem Multidisciplinar no Tratamento Estético” e será conduzido pela Esteticista, Naturóloga e Coah, Giceli Luckemeyer Fávero, com a participação da Psicóloga e Mestre em Ciências da Saúde, Taíse Signorini; da Nutricionista e Doutora em Ciências – Medicina e Obstetrícia, Indiomara Baratto; e da Educadora Física e doutora em Ciências da Saúde, Duda Schiavoni Bortoloti.