Evento reuniu estudantes de todos os cursos da área da saúde da Unipar, além de profissionais conceituados da saúde e da área jurídica
Com a participação de acadêmicos de todos os cursos da área da saúde e profissionais da saúde e do meio jurídico, a Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Umuarama, realizou o 1º Simpósio Médico, com o tema ‘Saúde Integral: Mente sã, corpo são’. O evento foi promovido em parceria com a Unimed e Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).
Participaram os cursos de Medicina, Direito, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
O objetivo dos organizadores foi proporcionar troca de experiências, reflexão, integração e conhecimento sobre o impacto das novas tecnologias e das transformações digitais nos negócios. Também buscou discutir a necessidade de cuidados paliativos e o fortalecimento da imagem da instituição de saúde voltada para a educação, prevenção e cuidados.
Foram convidados para ministrar as palestras professores da Unipar e profissionais conceituados das áreas da saúde e jurídica, vindos do Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. Foram abordados os temas: ‘Desafios na lei geral de proteção de dados’, com Cristina Sleiman; ‘Judicialização da Saúde’, com Daniel Wein Liang Wang; ‘Segurança do paciente na visão do médico’, com Victor Grabois; ‘Saúde Mental’, com Maria Virginia Filomena Cremasco; ‘Cuidados Paliativos’, com Henrique Canosa; e ‘Saúde Suplementar, com Marluz Volnei de Morais.
Para a acadêmica do curso de Medicina, Luciana Bartolli, a experiência em participar do evento foi satisfatória, acrescentando em muito na sua formação acadêmica. “O Simpósio me deu uma visão de outras áreas da medicina, com a qual pude acompanhar a opinião e a perspectiva dos profissionais e as novas formas de tratamento”, disse, destacando que a parte ligada ao Direito também foi enriquecedora. “O médico normalmente não tem contato com a parte jurídica e as mudanças que estão ocorrendo relacionadas a isso”.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Barretta, fez a abertura do evento e afirma que o resultado foi positivo. “As inscrições superaram as expectativas e a receptividade dos acadêmicos, dos profissionais, da comunidade médica foi bem aceita”.
A coordenadora do curso de Medicina, professora Maria Elena Diegues, ressaltou a união entre a Unipar e a Unimed na realização do evento. “É muito importante essa integração para fortalecer cada vez mais a área da saúde e transformar Umuarama em um polo médico”, disse.