Sipat discute relações no trabalho, assédio e direção defensiva

Publicado em 29 de Maio de 2024 às 15:37

Evento trouxe especialistas para palestras on-line e serviços prestados aos colaboradores e à comunidade

De 20 a 24 de maio, foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), na Universidade Paranaense - Unipar, em Umuarama (PR). O objetivo foi potencializar e ampliar o olhar para as ações de promoção à saúde. Antes mesmo de ocorrer, o evento já mexeu com os colaboradores, que puderam participar do concurso de frase. A vencedora, escrita por Thiago Henrique Mazo, foi "Segurança é respeitar a diversidade e eliminar o assédio, construindo, juntos, um ambiente de trabalho seguro e acolhedor." . Ela estampou as peças de comunicação do período.

Este ano, mais uma vez, a Semana foi pensada para ser acessível a todos. Por isso, a programação trouxe três palestras, transmitidas on-line a todos os colaboradores, e dois dias de ações práticas desenvolvidas pelas unidades. A do primeiro dia foi sobre Diversidade e convivência nas relações de trabalho, apresentada pela docente de psicologia, da unidade de Cascavel (PR), Bárbara Anzolin. Foi um convite a olhamos e interagimos com o outro, com respeito e acolhimento. A segunda palestra foi sobre o Assédio e suas implicações jurídicas, com Cleiton Gonçalves, advogado e professor de Direito. O fechamento da Sipat trouxe o tema da direção defensiva, com a professora Carla Viviane, sobre como os acidentes de trânsito têm se tornado casos de saúde pública e os vivenciamos no dia a dia. A ideia foi motivar o colaborador a desenvolver estratégias para se proteger e aos outros no trânsito.

O evento contou com apoio dos cursos para oferecer serviços às comunidades internas e externas da Unipar. “Junto com a extensão, formamos essa parceria de sucesso. Fomentamos o vínculo entre o acadêmico e o colaborador. Tivemos o apoio, na sede, dos cursos de Farmácia, Odontologia, Biomedicina, entre outros, com trabalho de orientação e avaliação. Promovemos as lives, mas demos autonomia para que as unidades fizessem atividades de acordo com as necessidades locais. Os organizadores da Sipat são a Cipa, o SESMT, Desenvolvimento Humano, Pró-magíster e a Extensão Acadêmica”, esclarece Beatriz Pascutti, analista da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Dentre os destaques da Sipat estão a vacinação de 130 colaboradores, contra a Influenza, em Umuarama (PR), e a audiência total de 455 colaboradores nas três palestras on-line.


Última atualização em 29 de Maio de 2024 às 17:06