Prêmio para a equipe vice-campeã foi um cheque no valor de R$ 2 mil
A Universidade Paranaense – Unipar foi parceira na realização do 1º Hackathon Agro Challenge 2022 Híbrido Nacional – que integra a participação de alunos das modalidades presencial, semipresencial e EAD. A primeira edição da maratona teve como tema ‘Desafio de Soluções Tecnológicas para Agronegócio por demanda Cocamar’. O objetivo do desafio foi pensar na inovação em um formato que gere benefícios diretos aos produtores rurais, à própria cooperativa e toda a cadeia do agronegócio, por meio do desenvolvimento de protótipos, softwares e outros projetos que possam ser aplicados ou desenvolvidos.
O curso de Sistemas de Informação da Unidade de Umuarama, modalidade presencial se inscreveu com uma equipe de seis alunos e ficou em segundo lugar na competição, conquistando um prêmio no valor de R$ 2 mil.
A equipe intitulada Evolucoop usou a temática ‘A predição inteligente que te acompanha do plantio à distribuição’ e trouxe como ideia fazer uma previsão de produtividade da lavoura. A solução irá analisar dados como solo, semente, insumo, adubo, defensivo, cruzando esses dados com dados meteorológicos, de pragas, etc. Na proposta os produtores utilizarão esquemas de simulações em duas versões: para pessoas técnicas e para empresas. Este é o site do trabalho desenvolvido pelo grupo: https://evolucoop.com/
Além dos acadêmicos integrantes, Nathanael Cavalcanti Bonfim, Felipe Takata de Alvarenga, Gabriel Candeias Barbosa, Victor Huggo Guilherme de Oliveira, Heder Carlos Milani e Vinicius Santana dos Anjos, a equipe contou, ainda, com o professor Carlos Eduardo Simões Pelegrin como tutor.
Segundo ele, a equipe teve um comportamento exemplar, elogiado por toda a organização. “Eles se dedicaram bastante, era uma equipe com integrantes de conhecimentos distintos, desde iniciantes no curso até quem já atua a mais de dois anos no mercado de trabalho. Os mais experientes incluíram e ajudaram os menos experientes, de modo que souberam administrar as responsabilidades. Só não conquistaram o 1º lugar por detalhes", expôs.
“Foi uma experiência espetacular, desde os workshops com ótimos conteúdos ao ambiente que nos inspira a criar algo novo e revolucionário. Além disso, há o networking sensacional com estudantes, professores e especialistas em startups. Quem tiver a oportunidade, eu recomendo a participação em um evento como este, capaz de abrir nossa mente a novas formas de pensar", relatou o acadêmico Heder Carlos Milani.
Para o aluno Gabriel Candeias Barbosa, além da premiação do evento está o conhecimento, e não somente na área de TI, mas também em empreendedorismo. “Foi muito bacana trabalhar em grupo para a criação da empresa e da ideia, algo único, um evento excepcional".
Os demais participantes da Evolucoop concordam com os colegas, pois saem essa oportunidade com uma bagagem muito significativa para a carreira que pretendem atuar.
Última atualização em 13 de Julho de 2022 às 09:49