Talento Unipar: Bom corredor, egresso de Educação Física também empreende

Publicado em 30 de Julho de 2020 às 16:00

Clemérsom Neis se destacou como aluno da Unipar – foi o laureado da sua turma – e agora, no mercado de trabalho, tem conquistado notoriedade pelas inovações que vem adotando

Em 2010 foi implantado pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, o curso de Educação Física na modalidade licenciatura; dois anos depois, inaugurava o na modalidade bacharelado. Nesse período, a Instituição formou muitos profissionais competentes, que hoje são destaques na área.

Um deles é Clémersom Neis, bacharel em Educação Física diplomado pela Unipar em 2016; depois, fez pós-graduando em Psicologia do Esporte. Atualmente atua como treinador de corrida de rua credenciado e treinamento funcional integrado. É também atleta amador de corrida de rua há 7 anos, com participação em mais de 140 competições nacionais.

Como aluno da Unipar, Clémersom destacou-se durante toda a graduação, sempre muito dedicado às aulas e a outras atividades acadêmicas. Seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que versou sobre influência do ciclo menstrual na performance de atletas, com orientação da professora Juliana Pizzi, ganhou notoriedade: foi publicado em periódico científico da Unipar, a Revista ‘Arquivos de Ciências da Saúde’.

Para coroar sua passagem pela Unipar, Clémersom recebeu a ‘Láurea Acadêmica’, certificado concedido ao aluno que obtém o melhor resultado geral e que apresenta melhor desempenho acadêmico [melhor média]. Feliz, diz que a paixão por esportes vem desde a infância e que sempre foi engajado com futebol e futsal. “Vi no curso de Educação Física da Unipar a oportunidade de trabalhar com o esporte”, ressalta.

Enquanto estudou na Unipar, Clémersom continuou morando em sua cidade natal, Flor da Serra do Sul, distante cerca de 40 quilômetros de Francisco Beltrão. Trabalhava durante o dia e ia para a Unipar à noite. “Era uma rotina difícil, mas gratificante, pois aproveitava cada minuto de aula para ‘sugar’ dos professores todo o conhecimento possível”, conta.

Em meio a essa rotina puxada, ainda se dedicava aos treinos de corrida, paixão que descobriu já no 1º ano da graduação, após participar de um evento de corrida de rua organizado pelo Sarará, com apoio da Unipar.

Segundo ele, a graduação oportunizou participar de vários eventos de corridas e de projetos para carga horária extracurricular. “No último semestre da graduação aproveitei uma oportunidade de estágio remunerado; isto foi primordial para minha formação profissional”, assegura.

Clemérson salienta ainda que as oportunidades no campo da Educação Física vêm crescendo a cada dia mais e as pessoas têm reconhecido a importância deste profissional no mercado: “Minha geração veio para mostrar que o profissional de Educação Física atua no movimento humano com conhecimento técnico e científico nos objetivos de prevenção à saúde, reabilitação, estética e desempenho esportivo”.

Empreendedorismo no esporte

No final da graduação, quando mudou definitivamente para Francisco Beltrão e fazia o estágio, o Clémerson iniciou um projeto pioneiro em assessoria esportiva para corrida, a ProuUmb, com método de treinamento inovador para pessoas que até então não tinham orientação especializada na modalidade.

“O projeto da assessoria foi crescendo e hoje já está consolidado. Tenho dezenas de alunos em Beltrão, em cidades vizinhas, em outros estados e até em outros países”, orgulha-se. Após algum tempo, teve outra iniciativa brilhante: vendo a necessidade de oferecer um trabalho ainda mais especializado, criou o projeto Inspiração Treinamento Integrado, que oferece treino complementar para fortalecimento muscular.

Nesse projeto ele tem dois sócios. “Trata-se de um espaço de treinamento inspirado nos padrões americanos, dedicado inicialmente a corredores, mas que já foi expandido para diversos esportes e também para pessoas que só querem fazer atividade física em busca de melhoria de qualidade de vida”, diz. “No projeto, adotamos metodologia de trabalho inovadora, trazendo o que há de melhor no treinamento integrado sem uso dos tradicionais equipamentos de musculação”, acrescenta.

Conforme relata, os dois projetos já estão consolidados e há reconhecimento pelo diferencial que é ter um trabalho personalizado acompanhado de perto com a sensibilidade de um treinador que se preocupa não apenas com a qualidade do treinamento, mas com todo o contexto que envolve cada aluno.

“E por esse motivo, de querer entender cada vez mais cada aluno, ingressei na pós-graduação em Psicologia do Esporte, que se encontra em fase final; o sonho agora é ir para o mestrado para, assim, poder compartilhar meu conhecimento também no mundo acadêmico”.

Dica: Aproveitar cada oportunidade

O egresso da Unipar reafirma que a Educação Física está a cada dia mais valorizada. “Se tem uma coisa que aprendi nos meus poucos anos de formado é que temos que aproveitar ao máximo cada oportunidade que nos aparece no quesito conhecimento”, assegura. E aconselha: “Se aparecer um curso gratuito, faça, se aparecer um curso na sua cidade que seja acessível, faça, se tiver a oportunidade de fazer cursos em outra cidade, estado ou país, não meça esforços! Se puder passar mais horas na biblioteca, passe, aproveite cada dia de estágio, aproveite cada artigo no seu TCC, não pense pequeno. Estude continuamente, não se limite, abra a mente, fale menos e ouça mais, aprenda com a experiência!”