Com a realização dos testes, o projeto dá a arrancada para os trabalhos deste ano
O departamento de artes da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Universidade Paranaense já realizou o teste para integrantes do Pitoresco Grupo de Teatro Unipar. Participaram 15 candidatos.
Eles concorrem às vagas para participação voluntária e participação com bolsa, via Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística). Este programa é coordenado pela DEGCD e mantido com recursos próprios da Unipar.
Todos os candidatos são estudantes: de cursos de graduação da Unipar e de escolas do ensino médio de Umuarama. Eles foram testados em espontaneidade e criatividade, expressão vocal, corporal e mímica facial, leitura dramática e outros atributos necessários para ingressar nas aulas de artes cênicas.
No júri estavam a publicitária Caroline Palhares, a jornalista Graça Milanez e o diretor do Pitoresco Grupo de Teatro Unipar, professor Luiz Fernando Guarnieri. Ele diz estar confiante: “Ano passado o Pitoresco fez um belo trabalho e, neste, esperamos melhorar ainda mais em presença de palco e parcerias com entidades para exibição dos nossos espetáculos”.
O resultado sai na semana que vem. As aulas serão ministradas duas vezes por semana (segunda e terça), na Unipar.
Em 2018, o Pitoresco fez mais de vinte apresentações [na Unipar, em escolas, entidades e outros locais, em Umuarama e cidades vizinhas], atingindo um público de aproximadamente 1.500 pessoas.