Roteiro priorizou órgãos vinculados a atividades forenses e audiência no STF
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, fizeram visita técnica à capital do Brasil, em viagem vinculada ao projeto Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita). Professores acompanharam a turma. O objetivo foi levá-los a conhecer os principais órgãos vinculados à atividade forense (de 22 e 25/6).
Entraram no roteiro Procuradoria Geral da República, Congresso Nacional, OAB - Conselho Federal, Palácio do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores, Superior Tribunal Militar e Tribunal Superior Eleitoral. O momento mais importante foi a visita à Suprema Corte (Supremo Tribunal Federal), onde conheceram as instalações do prédio principal e o salão do Plenário (Pleno).
Em Brasília os estudantes da Unipar também puderam assistir à audiência no STF (Segunda Turma) do pedido de Habeas Corpus de um dos processos em que figura como réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os estudantes tiveram a oportunidade de presenciar a votação dos ministros e ouvir a sustentação oral realizada pelo advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin.
A viagem também incluiu pontos turísticos no roteiro. O coordenador do curso, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, diz que projetos como este reforçam o aprendizado: “Foi uma aula prática muito proveitosa, uma oportunidade ímpar para os acadêmicos, uma vez que puderam conhecer o cenário de setores públicos que comandam o País nas três esferas: Executivo, Legislativo e Judiciário”.
Avaliação positiva
A acadêmica do 5º ano Isabel Cristina Paini, recentemente aprovada no Exame de Ordem, disse que conhecer Brasília foi “uma experiência incrível!”. Ela voltou fascinada: “Além de toda história sobre sua construção e arquitetura, poder acompanhar de perto a rotina do Judiciário, Executivo e Legislativo foi esclarecedor, uma oportunidade que proporcionou também um círculo de debates entre os alunos diante das questões políticas que nosso País enfrenta”.
Seu colega, o acadêmico do 1º ano Airton Panisson Teixeira Júnior, concorda: “Foi uma viagem que superou minhas expectativas; além de fazer amizades novas, passei por experiências que jamais achei que iria passar. Posso afirmar que valeu todo o nosso esforço... as visitas e o conhecimento que tivemos sobre a capital brasileira e, principalmente, participar do julgamento de um dos habeas corpus do ex-presidente do Brasil, para onde todos os olhos do País estavam voltados, foi único e para poucos”.