Trote Solidário: Turmas de Engenharia dão ‘um trato’ no jardim do Lar de Idosos

Publicado em 1 de Março de 2019 às 10:38

Durante um sábado, cerca de cem estudantes doaram tempo, trabalho e atenção aos moradores da entidade; ação foi bastante elogiada

Já virou norma: todo início de ano, estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, realizam uma atividade de cunho social, que se encaixa na proposta do ‘Trote Solidário’ da Unipar.

Desta vez a turma escolheu a APA (Associação Promocional e Assistencial de Toledo - Lar dos Idosos) para executar o projeto, que listou uma série de serviços com o objetivo de promover melhorias nas áreas externas do local. Aproximadamente 100 estudantes, do 1° ao 5° ano, participaram da ação.

"Fiquei surpresa quando acordei e vi a casa cheia. É muito bom contar com a força dessa juventude", exclama uma das moradoras do Lar, Maria Eva. Ela ficou admirada ao ver tantos acadêmicos, cheios de animação, trabalhando em vários setores, ao mesmo tempo.

Serviços de jardinagem, como o corte de grama, e pintura das muretas e do muro foram alguns dos vários prestados.  Os acadêmicos também ajudaram a preparar um almoço especial para confraternizar com os moradores do Lar e ficaram disponíveis para ouvir a história de vida deles. Depois, animaram a todos com apresentação musical, ao som de violão e gaita.

"É o segundo ano que promovemos ação com o intuito de ajudar uma instituição a se tornar melhor, dividindo, assim, nossos conhecimentos técnicos, nosso tempo e nossa alegria”, diz o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Cristiano Goulart. "O mais bonito, nisso tudo, é o fato de os estudantes terem tomado esta iniciativa”, salienta o professor.

Ele disse que os acadêmicos viram no ‘Trote Solidário’ uma oportunidade de fazer contato direto com a comunidade, levando algo que faça, de fato, a diferença, o bem às pessoas mais necessitadas. “Não só assumiram tarefas braçais, como também viram que essa energia que estavam dispostos a compartilhar nesse dia poderia ser transformada em boas ações. E foi o que aconteceu. Estou orgulhoso dos meus alunos!”.

Para o acadêmico do 5° ano, Leonardo Welter Correa, a participação foi gratificante. "Colocar a mão na massa permitiu promover melhorias na estrutura física da entidade. Contudo, fazer companhia aos moradores, dar atenção, se divertir e almoçar com eles foram atividades que nos enriqueceram como ser humano”.

Conforme a coordenadora da APA, Ester Rossol, esse ‘Trote Solidário’ foi um ato de amor ao próximo: “Nosso jardim ficou lindo! Os idosos ficaram mais animados neste dia com as conversas, a música e o delicioso almoço. Agradecemos a direção, coordenação, professores e acadêmicos; somos gratos por terem escolhido o Lar para este trabalho tão pertinente!”.