Umuarama: Curso de Medicina Veterinária está sob nova coordenação

Publicado em 4 de Abril de 2023 às 11:06

Um novo ciclo é a proposta da gestão, conduzida pela professora Daniela Dib Gonçalves

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama está completando 26 anos de história. Nessas quase três décadas, já formou e lançou ao mercado centenas de profissionais aptos a atuarem nas mais diversas áreas que a profissão engloba.

E, neste ano de 2023, celebrando todas essas conquistas e almejando muitas outras, a graduação está sob nova coordenação. Agora, o curso está sob a responsabilidade da professora Daniela Dib Gonçalves, ela que já integra o corpo docente como professora titular da disciplina de Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos, além de coordenar e dar aulas, também, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos e no Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica.

À frente da coordenação, Daniela promete um novo ciclo para o curso, enaltecendo o grande potencial da Medicina Veterinária na Unipar, com mais integração do ensino, pesquisa e extensão. “Ao final, quem ganha são os nossos acadêmicos, que podem participar de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, além dos diferentes projetos de extensão à comunidade para Umuarama e região. Sem dúvidas estas atividades enriquecem muito a formação, oportunizando receber e compartilhar conhecimento”, enfatizou.

NO CURRÍCULO

Daniela é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília, possui Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com doutorado sandwich realizado com o Grupo de Leptospirose e Borreliose de Lyme do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É pós-doutora pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-II), pela Universidade de São Paulo (SP). Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 - CNPq. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Experimentação Animal (CEPEEA) e membro da Comissão de Propriedade Intelectual. Possui parcerias estabelecidas com diferentes secretarias de saúde da região Noroeste do Paraná, vigilâncias sanitárias e laboratórios privados. Também possui parcerias científicas com a Universidade Nova de Lisboa (IHMT, Portugal) e empresas agroindustrial (EUA e América Latina). É consultora ad hoc de diferentes agências de fomento externo e revistas científicas nacionais e internacionais. Área de Atuação: Microbiologia. Doenças Infecciosas. Epidemiologia. Produtos Bioativos. Saúde Única. Região Fronteiriça.

Última atualização em 4 de Abril de 2023 às 11:07