Umuarama: Curso de Psicologia da Unipar aborda questões da luta antimanicomial

Publicado em 19 de Maio de 2021 às 10:00

Na semana em que o movimento é lembrado, turma do 5º ano enfatiza processos psicossociais

Além do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio também marca o Dia Nacional da luta antimanicomial, um movimento que busca a garantia de direitos das pessoas que encontram-se em sofrimento psíquico.

A mobilização propõe desmistificar estigmas e conquistar espaços de debate para elaboração e fortalecimento de políticas públicas que possam contribuir para a qualidade de vida e cuidado em saúde deste público.

A finalidade da luta ainda vem ao encontro de acabar com os modelos opressivos e violentos instituídos pelos manicômios, principalmente antes da Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/2001), amparando essas pessoas de forma respeitosa e acolhedora.

Assim, a proposta da turma do 5º ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, por meio da disciplina de Atenção Psicossocial, ministrada pela professora Bárbara Anzolin, foi promover uma semana inteira sobre o movimento, ampliando o conhecimento sobre o assunto e de que forma é possível contribuir, enquanto sociedade. “Falar sobre esse movimento, é refletir sobre uma dimensão sociocultural estratégica, pois traz à tona discussões que possam incluir a sociedade e provocar o imaginário social sobre a temática da loucura e os seus processos envolvidos”, enfatizou a professora.

Durante toda a semana, as aulas abordam o período histórico, os movimentos sociais envolvidos, os locais de atendimento, rede de apoio, referências de materiais para leitura, notícias, documentários, músicas e autores de referência para o movimento.