Este ano, a tecnologia aproximou ainda mais os jovens, mostrando como a Unipar é atrativa
Uma grande Mostra de Profissões. Assim foi o Unipar Aberta, que abriu as portas da Universidade Paranaense para mais de 1.500 alunos de escolas estaduais de Toledo e cidades da região (em 2/10). Os futuros universitários puderam conhecer de perto a estrutura física e laboratorial da Instituição, seus projetos de extensão e os diferenciais dos cursos ofertados nas três modalidades: presencial, semipresencial e EAD (Educação a Distância).
Com equipes formadas por coordenadores, professores, colaboradores e acadêmicos, a Unipar recebeu os visitantes nos períodos da manhã, tarde e noite.
“Este é o momento para apresentarmos aos alunos do ensino médio como é o ambiente universitário, quais opções eles têm, como são as profissões. Também é uma oportunidade de estreitar relacionamentos, tirar dúvidas e comprovar aos alunos que a Unipar agregará em muito para seus objetivos futuros”, afirma o diretor da Unidade, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli.
Tecnologia
E este ano, a Unipar se aproximou ainda mais dos jovens usando a tecnologia. O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Fernando Botelho, explica que no evento foi usado o formato gamefication. “Os alunos tinham um aplicativo com o QR Code, ao passar pelas salas dos cursos ganhavam pontos para utilizar nos brinquedos e comidas disponíveis. Foi um atrativo que agradou a todos”.
Direcionamento
Gustavo Heinzen e Matheus Varela estão no 3º ano do Colégio Estadual do Jardim Europa, em Toledo, e afirmam que diante de tantas perguntas sobre qual carreira escolher, ter uma universidade que abra as suas portas é importante. “Nos ajuda a ter uma noção de qual direção seguir”, conta Matheus.
As decisões podem ser impactadas por esse contato com o professor e o acadêmico do curso, diz o professor José Luiz Sagrado, que acompanhou as turmas do Colégio Premen. “Hoje os alunos têm muitas alternativas. Eles entram na internet e têm acesso a uma infinidade de possibilidades de carreiras, mas essa aproximação é crucial. Ver um laboratório, conversar com um profissional, trocar ideias com aqueles que já estão na Universidade, tudo isso pode ser determinante”.