De forma interativa e com troca de experiências, futuros universitários conheceram as profissões e sanaram dúvidas
A Universidade Paranaense realiza anualmente o ‘Unipar Aberta’, evento que abre as portas da Instituição para alunos de escolas públicas e privadas conhecerem as profissões e os diferenciais dos cursos oferecidos nas sete Unidades da Instituição. Na Unidade-Sede, em Umuarama, a Mostra de Profissões foi realizada no Câmpus 3, no último dia 9, nos três períodos (manhã, tarde e noite). Foram recebidos mais de 3 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, de Umuarama e cidades da região.
Coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Comunicação e Divulgação Institucional da Unipar, via DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), o projeto contou com equipes formadas de professores e acadêmicos, que estavam a postos para recepcionar os visitantes e apresentar a estrutura física e os ambientes especiais de todos os cursos presenciais e semipresenciais.
Cada graduação montou seu espaço, com materiais e outros recursos, para demostrar as características da profissão. Utilizando de criatividade e dinamismo, as equipes promoveram uma interação mais estreita e informal entre a Universidade e os futuros acadêmicos.
No espaço de Arquitetura e Urbanismo foram expostos alunos dos projetos realizados pelos acadêmicos. No de Pedagogia teve brincadeiras e jogos didáticos. Já o curso de Moda mostrou desenhos, técnicas, tecidos e roupas criadas pelos estudantes.
Um mini estúdio fotográfico foi montado em uma das salas de Publicidade e Propaganda, onde os alunos puderam tirar fotos e conhecer melhor o manuseio dos equipamentos. Outro espaço que chamou atenção dos visitantes foi o de Engenharia Mecânica, que apresentou informações sobre Realidade Virtual.
Na sala de Estética e Cosmética, vários procedimentos de tratamentos faciais e corporais foram demonstrados. No curso de Enfermagem, além de receber informações sobre a profissão e conhecer equipamentos, os alunos aprenderam sobre de câncer de mama.
O espaço do curso de Medicina também recebeu bastante visitantes. Sob supervisão de professores, os acadêmicos fizeram demonstração de primeiros socorros utilizando bonecos de simulação. Já o de Medicina Veterinária trouxe animais para expor e compartilhar informações sobre a área.
Para os visitantes que tinham interesse pela área de Nutrição, a equipe fez demonstração sobre educação alimentar. No espaço do curso de Farmácia foram apresentados aos visitantes exames e testes que são realizados pelos futuros farmacêuticos.
O tour incluiu também os outros cursos das engenharias (Ambiental, Civil, Agronômica, da Computação, de Software, Elétrica, Mecatrônica e Química) e os cursos de Educação Física, de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Processos Gerenciais, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Biológicas, Design de Interiores, Fisioterapia, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais e Produção Audiovisual.
A equipe da EaD (Educação a Distância) também participou, apresentando os projetos dos 29 cursos que oferece, entre outros diferenciais da modalidade.
A chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, afirma que o evento alcançou todos os objetivos. “O Unipar Aberta já se consolidou como um evento que discute profissões, esclarecendo dúvidas e auxiliando os futuros universitários na escolha da carreira”, diz, elogiando o trabalho de todos os colaboradores que se envolveram na organização. “Professores, estudantes, funcionários, todos se dedicaram e se empenharam bastante para que o sucesso das edições anteriores repetisse este ano”.