Módulos de introdução à abordagem e de plantão psicológico foram ministrados; foco é ampliar a perspectiva para a atuação em diversos contextos
Reconhecida pela oferta de cursos de graduação de qualidade, a Universidade Paranaense – Unipar é também destaque na área de pós-graduação. Há pouco mais de um mês, a Unidade de Cascavel deu início a dois cursos de especialização na área de Psicologia, atraindo profissionais de toda a região.
Um deles em Psicologia Fenomenológico-Existencial, a 6ª turma da Unipar. Convidado especial, o professor Jorge Antônio Vieira ministrou o módulo de abertura, fazendo uma Introdução à Psicologia Fenomenológica Existencial.
O docente falou sobre o desenvolvimento histórico da fenomenologia e do existencialismo, apresentou os principais filósofos e conceitos básicos da fenomenologia e concepções do existencialismo.
Segundo ele, o objetivo da aula foi explicitar o contexto epistêmico-filosófico da origem e desenvolvimento da fenomenologia husserliana, apontando para a constituição dos principais temas da fenomenologia no decorrer da formação da obra husserliana.
Outra aula específica foi com a professora Juliana Vendrúsculo, que enalteceu a diferença entre plantão psicológico e psicoterapia. A doutora explicou como acontece a escuta, o acolhimento e o encaminhamento de acordo com a abordagem fenomenológico-existencial e o plantão psicológico em diversos contextos.
A coordenadora da pós-graduação, professora Cleina Biagi, frisa que o curso foi criado para promover conhecimento sobre o método fenomenológico, que fundamenta a prática profissional do psicólogo apoiado nessa perspectiva, para atuar nos diversos contextos da Psicologia.
Para suprir as demandas profissionais, as disciplinas foram muito bem estruturadas. Os próximos módulos falarão de dependência química, morte e luto, suicídio, gestão de pessoas, psicodiagnóstico interventivo, saúde, relações de aprendizagem, relações de trabalho, psicopatologia, psicoterapia de grupos, psicoterapia infantil e do adolescente, alteridade e amor.