São 80 vagas oferecidas em todos os campi, sendo 20 exclusivas para ingresso via ENEM e 10 destinadas a candidatos com diploma de ensino superior
A Universidade Paranaense (Unipar) amplia as vagas para o curso de licenciatura em pedagogia para todos os seus campi. A partir deste ano, o curso, que até então era oferecido apenas no campus de Umuarama e Guaíra, passa a estar disponível também em Toledo, Cascavel, Cianorte, Paranavaí e Francisco Beltrão. As aulas do ano letivo começam em 24 de fevereiro. As inscrições para o Vestibular Unipar 2025 devem ser feitas exclusivamente pelo site da universidade, onde os candidatos podem consultar o manual do candidato e os editais. Após a classificação, a equipe do Call Center da Unipar entrará em contato para efetuar a matrícula.
Com a expansão, a Unipar oferece 80 vagas em suas sete unidades, sendo 20 exclusivas para ingresso via Enem, 10 destinadas a candidatos com diploma de ensino superior e as demais para ingresso com base na média do ensino médio ou por meio de prova agendada on-line.
O curso de licenciatura em pedagogia tem duração de quatro anos, com aulas no período noturno, e é estruturado em dois semestres por ano, divididos em bimestres. A proposta pedagógica da Unipar se destaca pela integração entre teoria e prática, com metodologias educacionais modernas e ferramentas digitais, além de promover atividades em laboratórios didáticos como o Laboratório Interdisciplinar e a Brinquedoteca, espaços que são fundamentais para o desenvolvimento prático dos alunos.
O gerente comercial da Unipar, Bruno Lacerda, destaca a importância do curso presencial. "Nós temos um curso de licenciatura EaD muito forte. Desta vez, nosso foco é na licenciatura presencial. Retomamos com o curso presencial para incentivar a licenciatura local, que são cargos importantes nas prefeituras, nas escolas, de modo geral. Retomar esse incentivo é valorizar o curso, a área e o trabalho desses profissionais".
A formação de pedagogos na Unipar prepara os alunos para atuarem como professores e gestores, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e cidadania. Além disso, o curso oferece uma formação ampla, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, capacitando os futuros profissionais para atuar em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, gestão escolar, consultoria pedagógica, educação inclusiva, desenvolvimento de materiais didáticos e em diversos outros cenários, como hospitais, ONGs, clínicas psicopedagógicas e empresas.
O curso também se destaca pela qualidade avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024, o campus de Guaíra recebeu nota 5 pela excelência em aspectos como qualificação docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
José Ricardo Skolmoviski da Silva, professor e coordenador do curso de pedagogia em Guaíra, ressalta a relevância social da formação de professores: "O nosso país carece de profissionais na área da educação, porque é a área que mais faltam profissionais. Para formar todas as outras áreas, a gente acaba precisando do professor da educação básica. E hoje não tem mais professores na rede básica. A importância da educação vai muito além da formação profissional: é uma mudança de vida, de nação, de pensamento e de desenvolvimento econômico da sociedade".
Além disso, a Unipar oferece a possibilidade de ingresso por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) nos campi de Guaíra (50 vagas) e Umuarama (40 vagas), ampliando as opções para os candidatos que buscam apoio financeiro para os estudos.