Unipar antecipa colação de grau de acadêmicos aprovados em concursos

Publicado em 13 de Dezembro de 2024 às 09:30

Curso de direito também obtém alto índice de aprovados no Exames da Ordem dos Advogados do Brasil

Alunos das áreas de psicologia e medicina da Universidade Paranaense (Unipar) Campus de Umuarama, tiveram suas colações de grau antecipadas devido a aprovações em concursos e residências. O curso de direito também obteve sucesso com alto índice de aprovações no Exame da Ordem dos Advogados, o que demonstra o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a empregabilidade.

Sete formandos do curso de psicologia foram aprovados em concursos e programas de residência, assumindo funções em diferentes cidades da região como Umuarama, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Iporã, Guaíra, Eldorado (MS) e no Poder Executivo do Paraná. Esses profissionais atuarão em áreas de grande relevância, como a Defensoria Pública e nas Residências Técnicas em Gestão de Segurança Pública, com especializações em delegacias da mulher e no Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A dedicação e o preparo desses alunos refletem a qualidade do ensino oferecido pela Unipar.

No curso de medicina, que formou sua segunda turma neste ano, dois alunos tiveram aprovação em aprovações em concursos. Luiz Gustavo Martins foi aprovado para o cargo de médico no município de Braganey (PR), com nota 88, e Elton da Cruz Alves Pereira conquistou o cargo de médico regulador pela empresa Send Case Teleinterconsultas Ltda. Ambos tiveram suas colações de grau antecipadas em outubro e novembro, respectivamente.

O curso iniciou suas atividades em 2018 e garante que seus formandos sejam profissionais completos, capazes de exercer a medicina com ética, competência técnica e compromisso social. A coordenadora do curso, Maria Elena Martins enfatiza que a graduação é estruturada para formar médicos preparados para atuar com excelência tanto no serviço público quanto no privado. “Essa abordagem permite que os futuros profissionais compreendam de forma aprofundada as demandas e desafios do sistema, além de desenvolverem habilidades essenciais para o trabalho em equipe, resolução de problemas e promoção de saúde comunitária”, pontua.

O curso de direito também registrou um alto índice de aprovados nos 40º e 41º Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). foram 31 acadêmicos que agora podem obter o registro. A aprovação expressiva demonstra a eficácia da preparação acadêmica oferecida pela Unipar, que alia teoria e prática para formar profissionais prontos para os desafios do mercado jurídico.

O coordenador do curso de direito, professor Valdecir Pagani comenta que a grade pedagógica do curso é pensada para profissionalizar o nosso acadêmico. “Nós os ensinamos com tudo o que é necessário saber para realizar o exame da ordem e exercer a profissão de advogado”. O professor também aponta que é proporcionado ao aluno uma vasta carga horária complementar, para tratar de assuntos específicos do exame da ordem, como as regras do Código de Ética da advocacia e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

A coordenadora do Programa de Experiência do Aluno da Unipar, Bárbara Brunini, enfatiza que o sucesso dos estudantes é resultado de uma metodologia que valoriza o equilíbrio entre teoria e prática. “O compromisso da Unipar vai além da formação acadêmica. Trabalhamos para preparar nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo uma formação completa, que une excelência acadêmica e habilidades práticas. A antecipação da colação de grau de vários alunos aprovados em concursos e residências reflete esse compromisso.”

Neste ano, a Unipar também conquistou o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Symplicity. Esse selo atesta a alta taxa de inserção dos graduados no mercado de trabalho e o compromisso da universidade em formar profissionais capacitados para atuar em suas áreas com competência e protagonismo. Brunini reforça que “esse reconhecimento é mais uma prova de que a Unipar está cumprindo seu papel de transformar vidas por meio da educação, preparando seus alunos para fazer a diferença no mundo.”

Segundo dados disponibilizados pela ABMES, dos 284 eméritos da modalidade presencial da instituição que responderam aos questionários, 39% possuem trabalho formal com carteira assinada no setor privado, 20% trabalham no setor público, 29% trabalham como profissionais liberais e 6% como empresários.

Para os que cursaram o EaD, 46% trabalham com carteira assinada no setor privado, 20% são servidores públicos, 18% trabalham como profissionais liberais e 11% como empresários.

Com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), a Unipar reafirma sua posição como referência no ensino superior, investindo continuamente em infraestrutura moderna, um corpo docente qualificado e parcerias estratégicas que potencializam as oportunidades de seus acadêmicos.