Atividade prática possibilitou trocas sobre a ciência, exercício profissional, ética, prática sistematizada e cuidado humanizado
O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, foi comemorado de forma especial na Universidade Paranaense – Unipar. Para marcar a semana, a Unidade de Cascavel realizou o 1º Florences’ Day – compartilhando experiências’.
As turmas foram divididas em grupos e as atividades em estações. Conduzidos pelos alunos de 2ª a 5ª série, foram montados vários espaços de apresentações e trocas de experiências científicas, respeitando os protocolos de biossegurança. Os docentes acompanharam as atividades nas salas de aulas e laboratórios.
As práticas foram sobre massagem cardíaca, ostomias, centro cirúrgico, saúde da criança, saúde da mulher, higiene e conforto, importância do SUS, história da Enfermagem, áreas de atuação do enfermeiro, consulta de Enfermagem, psiquiatria e exame físico.
A coordenadora do curso, professora Débora Girardello, explica que essa data representa o nascimento de Florence Nightingale, mãe da Enfermagem Moderna e remete, enquanto categoria, à reflexão crítica e científica: “Antes, as formações eram práticas e depois de Nightingale a Enfermagem se mostra como uma profissão onde existe um conhecimento sistematizado e científico e uma busca por atualização e qualificação da assistência e do cuidado”.
Sinalizou ainda, que o objetivo da ação é reforçar a teoria. “A proposta é enfatizar os pilares de formação da Enfermagem, que, além da assistência e da gestão, campos mais habituais de trabalho, há a pesquisa e o ensino. O enfermeiro precisa saber fazer educação em saúde”, afirmou Girardello.