O feito colabora para que a Instituição amplie seus meios de difusão do conhecimento
A Universidade Paranaense - Unipar comemora a recente aprovação para indexação das suas revistas científicas na base Google Acadêmico. A concessão colabora para que a Instituição consiga expandir a difusão do conhecimento no meio acadêmico.
A Unipar produz seis revistas científicas; já estão na base ‘Arquivos de Ciências da Saúde’, ‘Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia’, ‘Educere – Revista da Educação’ e ‘Ciências Jurídicas e Sociais’. Aguardam autorização a ‘Akrópolis – Revista de Ciências Humanas’ e a ‘Revista de Ciências Empresariais”.
Essa ferramenta do Google reúne artigos científicos, teses, trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades, além de materiais da Google Books e de bases de dados abertas, como Scielo, Altametric e Wiley, facilitando a busca desses periódicos.
O trabalho resultou da parceria entre as coordenadorias de Pesquisa e Extensão, de Pós-graduação e de Editoração e Divulgação Científica e dos editores das revistas científicas.
Para a professora Evellyn Wietzikoski, coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unipar, o fato deve ser comemorado: “Isso não só amplia a divulgação e o alcance dos trabalhos publicados nas revistas da Unipar, como também sobreleva o nome da Universidade Paranaense e de seus investimentos em produção do conhecimento”.
O coordenador de Pós-Graduação da Unipar, professor Emerson Botelho, concorda, lembrando que a plataforma permite que o periódico possa calcular seu próprio impacto com base em qualquer artigo publicado. “Este dado é importante para a verificação da repercussão dos trabalhos publicados”, observa.
Já a professora Tatiane Machado, coordenadora de Editoração, aponta o potencial da plataforma de atrair, para publicação nos periódicos da Unipar, novos pesquisadores. “A partir de agora teremos maior visibilidade no meio acadêmico, o que fortalece não somente o nome da Unipar, mas o de todos os autores que contribuem para as revistas da Instituição”, reforça a professora.
Com eles também comemoram os editores, professores Nelton Correa, Vivianne Simões, Luciana Farias e Ana Paula de Lima e o diagramador, Marcos Antônio Ribeiro Pereira.