São 65 cursos presenciais e 37 de Ensino a Distância (EaD) avaliados com 3 ou 4 estrelas
A Universidade Paranaense (Unipar) obtém destaque no Guia da Faculdade 2024, publicado nesta semana pelo Estadão, ao conquistar a avaliação de 102 cursos de graduação. Destes, 65 são cursos presenciais e 37 de Ensino a Distância (EaD), todos avaliados com 3 ou 4 estrelas, que diz respeito à qualidade acadêmica oferecida pela instituição em seus sete campi.
O Guia da Faculdade é uma das mais abrangentes avaliações do ensino superior no Brasil, abrangendo bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos de instituições públicas e privadas no país.
Dentre os cursos presenciais que receberam 4 estrelas estão arquitetura e urbanismo (Cascavel), educação física (Cianorte), direito (Francisco Beltrão), estética e cosmética (Guíra), sistemas de informação (Paranavaí), ciências contábeis (Toledo) e nutrição (Umuarama). A lista completa dos cursos é acessada pelo link do Guia da Faculdade e, em seguida, na barra de pesquisa digitar “Unipar”.
O diretor de Operações da Unipar, Edson Cortez, destacou a relevância das 363 estrelas obtidas pela instituição no Guia da Faculdade. Segundo ele, esse resultado fortalece a credibilidade da Unipar e reforça a segurança para os candidatos que buscam uma formação de qualidade. “A avaliação criteriosa realizada por profissionais do mercado e acadêmicos de diversas áreas demonstra que a Unipar está preparada para oferecer uma formação sólida e adequada às exigências do mercado de trabalho”, pontua.
A participação da Unipar no Guia envolveu um processo de preparação. A equipe de Planejamento Acadêmico e a Procuradoria Institucional conduziram o preenchimento dos formulários de avaliação em conjunto com os coordenadores de curso. A professora Cíntia de Souza Alferes Araújo, gerente de graduação presencial, coordenou treinamentos com as equipes de coordenação, que visou garantir que todas as informações fossem submetidas corretamente. A Diretoria de Operações, por sua vez, revisou e potencializou os formulários, que foram enviados para os pareceristas do Guia, responsáveis pela avaliação dos cursos em suas áreas específicas.
Além de ser um reconhecimento importante no cenário nacional, esse resultado fortalece a imagem da Unipar como uma instituição de ensino superior de referência, que prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho, com o reconhecimento do Selo de Empregabilidade.
O processo de avaliação do Guia da Faculdade conta com a colaboração de mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que atuam como avaliadores de forma voluntária. Eles são responsáveis por atribuir notas de 1 a 5 aos cursos, baseadas em critérios como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Cada curso é avaliado por seis professores, sendo que a maior e a menor notas recebidas são descartadas.
O cálculo da nota final do curso é feito com base na média das notas intermediárias. Esse resultado numérico é, então, somado às notas dos anos anteriores para gerar a nota final, que é convertida em estrelas: 5 estrelas para cursos considerados excelentes, 4 estrelas para muito bons e 3 estrelas para bons. Cursos com menos de 2 estrelas não recebem classificação.