Essa é mais uma conquista da instituição no compromisso com seus acadêmicos
A Universidade Paranaense (Unipar) recebeu o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, emitido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Symplicity. O reconhecimento demonstra o compromisso da universidade em preparar profissionais para o mundo do trabalho.
O selo de empregabilidade é uma forma que a ABMES encontrou para poder chancelar as instituições que são comprometidas com a empregabilidade.
Para a professora e gerente-geral do ensino presencial da Unipar, Cíntia de Souza Alferes Araújo, o mercado busca os profissionais formados pela universidade, o que mostra a excelência dos resultados da instituição. “Desde o momento que preparamos as nossas matrizes curriculares, os nossos planos de ensino, fazemos os nossos projetos pedagógicos todos voltados com uma visão para atender ao mercado de trabalho, para que o nosso aluno saia daqui o mais preparado possível para ser bem inserido neste universo”, comenta.
Para conquistar o Selo de Empregabilidade realiza-se uma pesquisa através de um link de formulário que foi encaminhado por meio dos diretores de unidade e coordenadores do curso para os 1922 egressos responderem. No total, contamos com 1922 egressos, que colaram grau no período de julho de 2022 até final de 2023, como consta o regulamento do projeto. Para receber esse benefício é necessário que a instituição atinja um percentual de respondentes que permita validar a estatística da pesquisa.
“Foi estabelecido que para instituições com até mil respondentes o percentual de participantes seja 15% e para instituições com 1.001 ou mais, 10% do número total de formados. No nosso caso, 1922 egressos, então a gente precisava de 10%. Ao final do prazo, que foi até 31 de maio, nós tivemos 284 respondentes, que corresponde a um percentual superior ao mínimo necessário. Conseguimos esse número de participantes em um prazo de menos de uma semana”, explica o especialista acadêmico em diretrizes e processos educacionais, William Bogo Turetta.
A aquisição do Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade foi no dia cinco de agosto após a validação da ABMES e Symplicity.
A pesquisa de empregabilidade é realizada anualmente, como explica Cíntia Araújo. “Todos os anos temos que inserir as informações dos concluintes e mandar o link novamente para atingir os requisitos exigidos. Você faz uma nova pesquisa porque será com os novos egressos que concluíram dentro do período estipulado nas normativas”.
Última atualização em 20 de Agosto de 2024 às 12:49