Ação tem como foco saúde, bem-estar e relaxamento dos colaboradores; curso de Educação Física está à frente das atividades
Promover saúde e prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional. Esse é o objetivo do projeto de ginástica laboral da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, executado pelo curso de Educação Física.
Definida como um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente, que visa compensar as estruturas físicas mais utilizadas durante o trabalho, a ginástica laboral consegue, ainda, ativar as partes do corpo que não são requeridas, promovendo a ativação, concentração e relaxamento, além de preparar o funcionário para a jornada de trabalho.
Esses foram conteúdos desenvolvidos na disciplina de Atividades de Academia, do 4º ano, ministrada pela professora Dcheimy Baessa. A aula contou com estudo, pesquisa, planejamento, práticas em sala de aula, vivência da GL aplicada aos funcionários da Unipar e também o estágio em outras instituições.
O coordenador do curso, professor Robson Recalcatti, enfatizou que esse processo é importante para a efetivação da aprendizagem do conteúdo e ultrapassa as barreiras da sala de aula: “Nosso intuito é formar profissionais capacitados em várias áreas da profissão, e contribuir para a prevenção de lesões ocupacionais, com dinâmicas de recreação e alongamento”.
Entre os benefícios do projeto, ainda estão: redução da fadiga, sedentarismo e estresse, prevenção de doenças provocadas por repetição, melhoria da circulação sanguínea e tendões, correção da postura, aproximação entre colegas de trabalho e aumento de produtividade.