O local contará com espaços para desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e cursos
Na última terça-feira (11), a comissão de gestores esteve presente nas instalações do futuro Parque Tecnológico de Umuarama. A Unipar foi convidada pelo diretor do Parque, Paulo Leon Baraniuk, para conhecer o local onde serão instalados os laboratórios para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação da prefeitura municipal, em parceria com empresas da região e instituições de ensino superior da cidade.
Na reunião, estiveram presentes a gerente de ensino presencial, Cíntia Araújo, a gerente de extensão, Ana Carolina Zaze, o coordenador geral do Campus Umuarama, Patrik Polizelo e a gerente de pesquisa e coordenadora dos programas de mestrado e doutorado da instituição, Daniela Dib.
Intermediada e liderada pela diretoria de inovação e negócios, a parceria visa estabelecer relações formais para o desenvolvimento compartilhado de novos empreendimentos de base tecnológica, como startups, e realizar pesquisas com foco no desenvolvimento regional, que propõe geração de empregos qualificados, atração de novas empresas e melhoria da qualidade de vida da região.
Para André Luiz Turetta, head de inovação, trata-se de uma oportunidade única. “As diretorias de inovação e de educação estão trabalhando de forma colaborativa nesta frente, visando à inserção da inovação como pilar fundamental da Universidade. Queremos que o tema permeie as ações de ensino, de pesquisa e de extensão, por meio de projetos criativos e que engajem alunos e entusiastas do empreendedorismo”, comenta.
A parceria em construção com a Unipar prevê o compartilhamento mútuo das infraestruturas das entidades, o que ampliará o potencial do parque. Para a universidade, é uma oportunidade de estar mais inserida no ecossistema de inovação e uma porta de entrada para alunos no mundo do empreendedorismo e da pesquisa científica.
Parque Tecnológico de Umuarama
O Parque Tecnológico é uma iniciativa da prefeitura municipal e está credenciado ao Separtec - Sistema Estadual de Parques Tecnológicos. Com recursos do Governo Estadual e do Município, a entidade atenderá jovens os preparando para a economia do conhecimento. O local contará com uma incubadora de empresas e uma série de espaços para o desenvolvimento de pesquisas e cursos. Inicialmente, o parque atuará nos temas de inteligência artificial, tecnologias para a cadeia do agronegócio, saúde humana e construção civil.
Última atualização em 18 de Junho de 2024 às 10:34