Foram mais de 36 projetos realizados em todos os campi
A Universidade Paranaense (Unipar) recebeu na última sexta (22) o Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O reconhecimento é direcionado a instituições de ensino superior que desenvolvem projetos de impacto social, envolvendo áreas como educação, saúde, cultura e meio ambiente. A iniciativa busca promover o papel das universidades no desenvolvimento da sociedade.
Desde 2005, o Selo é entregue anualmente às instituições que apresentam suas ações no site da ABMES. Para isso, a Unipar cadastrou informações de mais de 36 projetos realizados em todos os campi, incluindo campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo, além de eventos como a Feira de Extensão. As ações atendem comunidades locais e reforçam o papel da universidade como agente transformador.
O objetivo da campanha é dar maior visibilidade às iniciativas de responsabilidade social e fortalecer o vínculo entre as instituições e a sociedade. Além disso, a ABMES busca sensibilizar o setor acadêmico para a importância de promover ações voluntárias e integradoras, capazes de impactar positivamente diferentes públicos.
A conquista do Selo também permite à Unipar ampliar o debate sobre questões sociais e ambientais. A universidade aproveita esses momentos para engajar alunos, professores, funcionários e representantes de diferentes organizações em discussões que contribuem para a formação cidadã e para o fortalecimento das parcerias comunitárias.
De acordo com a gerente geral de extensão acadêmica, Ana Carolina Soares Fraga Zaze, participar da campanha é uma das maneiras de aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pela instituição, anualmente. “A obtenção do Selo contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado pela Unipar, nas cidades e regiões onde as diferentes unidades se encontram. Isso reafirma o compromisso da instituição em promover ações com foco no desenvolvimento sustentável e bem-estar social das comunidades”, pontua.