Programa de pré-aceleração tem como objetivo fortalecer o ecossistema empreendedor no ensino superior, estimulando os acadêmicos a criar novas empresas
A Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, em parceria com o Sebrae-PR, está desenvolvendo o projeto Startup Garage, um programa de pré-aceleração que tem como objetivo fortalecer o ecossistema empreendedor no ensino superior, estimulando os acadêmicos a criar novas empresas.
O programa é composto por estratégias que encurtam o caminho entre a ideia e o lançamento do produto no mercado. “São utilizadas metodologias que unem conteúdos e prática com o apoio de mentores. Logo, com o conhecimento dos professores e o know-how do Sebrae será possível oferecer aos times de estudantes workshops, consultorias, mentorias e apoio ao desenvolvimento dos negócios”, explica a administradora Franciele Antunes, coordenadora local do projeto.
Toda a organização e acompanhamento do projeto é feito na Unipar, pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI). “O programa já tem dado bons resultados. Trabalhamos no sentido de fazer o aluno ‘pensar fora da caixa’, oferecendo a ele o suporte necessário para que sua startup seja lançada”, ressalta a coordenadora.
O Sebrae e a Unipar projetam, ao fim do programa, a geração de novos empreendedores, startups competitivas e sustentáveis. “O mais importante é que durante todo o processo são geradas fortes parcerias e networking com alunos e o mercado”, garante Franciele.
O professor Idair Edson Marcello, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, enfatiza que este é um programa completo. “Temos o prazer e a satisfação de desenvolver este projeto em nossa Universidade, contando com a participação de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura e alunos da modalidade semipresencial, além de ex-alunos”.
O professor Sérgio Bueno Fernandes, coordenador do CEI, enaltece que o objetivo da Universidade, além do ensino, a pesquisa e extensão, é proporcionar ao acadêmico a oportunidade de validar a sua ideia de negócio e, para tanto, o programa Startup Garage vem ao encontro dos anseios do curso de Administração, da Universidade e do Sebrae. “Estamos provocando nosso aluno a criar negócios e, concomitante a isto, oferecemos o suporte necessário para materializar a ideia. Estamos plantando uma semente que o futuro colherá.”
A comunidade externa também participa como mentora dos times. Ao todo, são 40 pessoas no projeto, divididas em equipes de no máximo 5 pessoas. O projeto Startup Garage está sendo desenvolvido em somente duas universidades do Sudoeste do Paraná.