Unipar e Sebrae: Projetos de estudantes ganham destaque no Startup Garage

Publicado em 9 de Dezembro de 2019 às 15:00

Parceria entre Sebrae/PR e Unipar teve banca final no dia 30 de novembro

Após cinco meses, o projeto Startup Garage, parceria entre o Sebrae/PR e a Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, foi concluído. No dia 30 de novembro, a banca final teve seis projetos apresentados por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Ciências Contábeis.

A comissão julgadora contou com Aldair Rizzi (secretário de Planejamento de Francisco Beltrão e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação) e os empresários do setor de tecnologia, Willian Madruga e Lucas Zanrosso Filho. O evento foi realizado no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Unipar.

O professor Idair Edson Marcello, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unipar, conta que o projeto teve nove workshops e outras atividades que prepararam os participantes para enfrentar os desafios de montar um negócio.

“Temos parceria com o Sebrae desde 2015. Agora, a metodologia do Startup Garage incentivou a criação de startups com o potencial de criar empregos e renda. Além de trabalhar de forma multidisciplinar, os alunos puderam vivenciar a experiência de montar um negócio, com o suporte do Sebrae”, pontua Marcello.


Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, ressalta que o Startup Garage é uma metodologia desenvolvida para a geração de startups no ambiente acadêmico.

“Há o suporte desde a ideia, passando pela formação de times até a apresentação dos projetos para pessoas com perfil para investimento. O Startup Garage é um ambiente monitorado em que se pode acompanhar a evolução dos projetos. Todos os seis têm perfil para entrar no processo de pré-incubação”, acredita Elizandro.

O secretário Aldair Rizzi elogiou: “Os projetos tratam de soluções para melhoria da qualidade de vida para as pessoas, para cidades inteligentes... Têm viabilidade e podem ter resultados positivos”, avalia. Rizzi já fez o convite para que as equipes participem do edital da incubadora municipal, que deverá ter novas instalações, com 11 espaços, a partir de março do ano que vem.

Destaque
O software Meu Manual, solução destinada a arquitetos, engenheiros e construtoras para atender a normativas que estabelecem a elaboração de manuais dos imóveis, foi eleito o projeto destaque pela banca. Tony Daniel Damiani (Engenharia Civil), Pâmela Roggia (Arquitetura e Urbanismo), Marcos Antonio da Silva (Engenharia Civil), Willian de Oliveira (Ciências Contábeis) e José Francisco de Gois (geógrafo e professor) compõem a equipe de criação.

Tony Daniel Damiani teve a ideia original, que depois foi trabalhada pela equipe durante o Startup Garage. A intenção dos integrantes é continuar desenvolvendo o software.

“[A participação] Foi muito importante para verificar se a ideia era viável. Passamos por todas as etapas para testar o funcionamento. Agora estamos trabalhando na criação dos manuais”, revela Tony.
A ideia surgiu enquanto Tony Damiani cursava uma disciplina do professor José Francisco de Gois, também membro da equipe destaque.

“Depois do Startup Garage, estamos mais preparados para seguir, sentimos a reação do mercado... Tínhamos uma ideia e acreditávamos que ia funcionar, com o Garage conseguimos comprovar”, diz Gois.