Palestras e minicursos abordaram assuntos atuais em várias áreas das ciências veterinárias
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar e o da UEM (Universidade Estadual de Maringá) se uniram para a realização de um importante evento: a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária de Umuarama – 23ª Jovet e 15ª Semeve (de 2 a 6/9). É a primeira vez que isso acontece.
O objetivo foi debater, com alunos das duas instituições, assuntos multidisciplinares e extracurriculares, para atualização e ampliação de conhecimentos, e os relacionados aos novos rumos do mercado de trabalho.
O evento, realizado no Hospital Veterinário da Unipar, pautou 28 palestras e quatro minicursos. Todos foram realizados com sucesso, afirma a coordenadora do curso, professora Rosiara Maziero. “Acredito que a expressiva lista de assuntos, abrangendo quase todas as áreas das ciências veterinárias, foi o diferencial da Semana”, destaca.
Segundo ela, a programação agradou a todos. “Fizemos questão de oferecer esse leque bem diversificado de opções justamente para favorecer um bom índice de participação, e foi o que aconteceu”, comemora.
A avaliação do coordenador do curso de Medicina Veterinária da UEM, professor Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, também é positiva. Ele diz que essa integração favorece a troca de experiências e o crescimento da Medicina Veterinária na região.
“A unificação da Semana Acadêmica da Unipar com a da UEM atingiu todas as metas; foi uma experiência muito boa e, por isso, pretendemos fazer outras parcerias, para realização de palestras, cursos, estágio entre outros eventos”, afirma o professor Oduvaldo.
Segundo ele, essa cooperação potente, promissora tem que avançar: “Considerando que a integração entre professores das duas IES também é muito boa, faremos isso pensando em melhorar, cada vez mais, a formação dos nossos acadêmicos”.
A comissão organizadora, formada por professores e acadêmicos, caprichou também na lista de convidados. Professores conceituados das universidades promotoras e outras do Brasil ministraram as palestras.
Entre os temas discutidos estavam disfunção cognitiva, terapias transfusional e dialíticas, vacinação, neoplasias, cirurgia reconstrutiva, saúde oral, fertilidade, biotecnologia da reprodução, neonatologia, perspectivas na produção leiteira e outros. E em minicursos o evento focou Cardiologia veterinária, Reprodução de pequenos animais, Reabilitação/fisioterapia em pequenos animais e Casqueamento bovino.
Descontrair e doar
A Intervet (Gincana Interclasse da Medicina Veterinária) também fez parte da Semana Acadêmica, que promoveu muita integração dos acadêmicos em provas recreativas e solidária. Nesta, arrecadaram 3.433 quilos de ração para a SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) e 2.636 quilos de açúcar para o hospital do câncer da Uopeccan e ainda doaram sangue para o Hemonúcleo.