Evento discutiu avanços da Instituição e seus atrativos nesta área, além dos planos de expansão
O ensino a distância ganha cada vez mais fôlego na Universidade Paranaense, que há dez anos investe nesta modalidade. As conquistas e novos planos foram debatidos na 4ª Convenção de Polos da Educação a Distância, evento promovido pela Diretoria Executiva de Gestão da Educação a Distância da Universidade Paranaense [em 10 e 11/10].
A diretora, professora Ana Cristina Codato, abriu o evento, que reuniu representantes de todos os 52 polos de apoio presencial da Unipar, instalados em várias cidades de nove estados brasileiros. ‘Reinvente-se – novas realidades, novas possibilidades’ foi o eixo temático.
Em seu discurso, a diretora enalteceu a tradição de 47 anos da Unipar em educação superior, assim como a nota máxima na avaliação do MEC que a modalidade de Educação a Distância da Unipar ostenta, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação .
A professora Sueli Lopes, do polo de apoio presencial da Unipar em Ivaté/PR, foi uma das primeiras a falar. Ela, que tem polo também em Cidade Gaúcha/PR e em Iporã/PR, contou sobre o que tem feito para alcançar excelência na intermediação da prestação dos serviços educacionais oferecidos pela Unipar.
Os participantes também tiveram a chance de ouvir o palestrante Robson Dutra. Ele abordou ‘a arte de transformar impacto em impulso’. E Wille Muriel, um dos líderes da conceituada empresa Carta Consulta, especializada em educação, que veio para falar sobre ‘gestão da permanência do aluno de ensino a distância’.
Professores da casa também foram escalados para palestras: Bruno Oliveira falou sobre ‘Criatividade e estratégia na era pós-digital’; Heiji Tanaka e Carlos Marques abordaram ‘Diferenciais pedagógicos’; Daniele Ferreira e Bruno Soares, ‘Caminhos para a permanência acadêmica’; Willer Carlos e Edinalva de Castro, ‘Tutor: mediador x presencial’; e Pedro Vinicius e Adecir de Mattos, ‘’Caminhos para uma negociação de sucesso’.
‘Práticas para o sucesso’, com o coordenador do curso de Administração da Unipar, professor João Codato, encerrou o painel de palestras. Antes, a apresentação dos cursos novos do ensino a distância da Unipar coube aos professores Isabel Gozer e Alan Grala; e a exposição das estratégias de marketing, aos professores Lúcio Olivo e Ana Maria Oliveira.
Foram dois dias de debate e uma noite de confraternização, em jantar que reuniu todos os participantes e o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.