Unipar estuda implantação de escolinha de futebol do Paris Saint-Germain

Publicado em 3 de Março de 2019 às 17:00

Projeto ousado prioriza a integração dos princípios da educação com os do esporte; representantes da renomada instituição já vieram conhecer a estrutura da Unipar e gostaram de tudo o que viram

O diretor de Assuntos Comunitários da Universidade Paranaense, Cássio Garcia, recebeu na segunda, 11, o sócio-fundador da Paris Saint-Germain Academy, François Marie Dominique Marot, para discutir detalhes sobre uma parceria que está sendo estudada entre as duas instituições. O objetivo é a implantação de uma escolinha de futebol em Umuarama, ligada ao time do reconhecido jogador brasileiro Neymar.

O francês, que é também diretor de expansão da PSG Academy, veio acompanhado de empresários brasileiros do futebol. Ao chegar, Cássio Garcia o levou para uma reunião com o prefeito Celso Pozzobom, na Prefeitura. Em seguida, mostrou a estrutura laboratorial para o esporte que a Unipar mantém nos seus câmpus (Sede e Tiradentes).

Marot disse ter ficado atraído pela proposta, que integra interesses da Prefeitura, da Universidade Paranaense e de grandes empresas da região, que poderão participar como patrocinadoras. “Nosso objetivo é desenvolver ao máximo o potencial das crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que os tiramos da frente do videogame, que hoje é o nosso maior rival, para que eles se movimentem, pulem e joguem bola”, enfatizou.

Ele informou que a PSG Academy, criada na capital francesa em 2009, recebe crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos. São 120 escolas em vários países, que arrebanham 13 mil alunos atletas. No Brasil, chegou em 2014, possui hoje 15 escolas e quatro mil alunos (o segundo maior número do mundo, atrás apenas da França). O projeto da Unipar estima 400 vagas.

A intenção da Unipar é colocar, à disposição do projeto, uma equipe multidisciplinar na retaguarda. “A ideia é proporcionar campo de estágio e de outras atividades práticas não só para acadêmicos de Educação Física, mas também para os dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Direito, Pedagogia e outros que podem interagir nos trabalhos de formação de carreira no futebol”, explica Cássio Garcia.

Demonstrando entusiasmo, o diretor também falou sobre o viés social e educacional que destacará a escolinha: “Nesse projeto, os princípios da educação se unem aos do esporte e foi isso que nos cativou”. Ele diz estar confiante quanto à concretização do negócio: “A Unipar tem estrutura que pode garantir um bom trabalho com a PSG, que, aliás, só faz parceria com entidades sérias, consolidadas”.

Durante o almoço de boas-vindas à comitiva, oferecido pela Unipar, o Reitor Carlos Eduardo Garcia falou da satisfação de receber “tão ilustres visitantes”. Ao se pronunciar, destacou o “olhar sensível” da PSG Academy, “que desenvolve um trabalho árduo, com metodologia competente, direcionada não só para o futebol em si, mas também para a formação cidadã dos seus alunos”.

O Reitor disse isso embasado na premissa de que o esporte e a educação são indissociáveis. “Precisamos, mais do que nunca, acreditar nisso e colaborar para que essa vertente de promoção social se fortaleça, unindo a grande bagagem da Unipar em educação e profissionalização com a da PSG Academy, que ensina e pratica um futebol voltado à valorização das técnicas do esporte e das habilidades socioemocionais dos jovens”, argumentou.

Projeto ‘Bom de bola, bom de nota’

No encontro na Prefeitura, o prefeito Celso Pozzobom assegurou o apoio institucional do município ao projeto. Ao diretor da PSG Academy, Pozzobom contou que a administração municipal já vem realizando um trabalho similar, com cerca de 800 crianças atendidas pelo projeto de futsal ‘Bom de bola, bom de nota’, desenvolvido em parceria com a Afsu (Associação de Futsal de Umuarama).

“Temos também motivado as escolas a levar seus alunos a praticar o esporte e, para aumentar os incentivos, realizamos competições esportivas interbairros e distritos em várias categorias; temos cerca de nove mil alunos na rede municipal e o mesmo número da rede estadual. Ficaremos honrados em participar desse projeto que vem sendo articulado pela Unipar; a Prefeitura fará o possível pelo seu sucesso”, afirmou Pozzobom.