O local também será ambiente de estágio para o curso de farmácia e treinamento a outros profissionais da saúde
A Universidade Paranaense - Unipar e a Prefeitura Municipal de Umuarama (PR) inauguraram a Farmácia de Fitoterapia no início deste mês. A iniciativa é uma parceria entre as instituições e faz parte do projeto “Inserção de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica de Saúde de Umuarama”. O espaço atenderá aos usuários do SUS e oferecerá oportunidades de estágio para os acadêmicos do curso de farmácia.
Para o diretor de Inovações e Negócios da Unipar, Patrik Américo Pollizello Lopes, o espaço possui importância para implementação de pesquisas e tecnologias. “O espaço proporciona vaga de estágio para a área de fitoterapia, treinamento a profissionais da atenção básica e servir como um campo para a pesquisa de novas tecnologias e produtos farmacêuticos”, comenta.
A farmácia está instalada ao lado da Unidade Básica de Saúde, Centro de Saúde Escola (CSE), na unidade do Campus I de Umuarama. Para o paciente ter acesso à medicação será necessário receituário médico, a fim de que os componentes sejam manipulados e depois disponibilizados.
Estiveram presentes na inauguração o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, coordenadores, diretores, professores e acadêmicos da universidade. Também estiveram representantes da prefeitura e outras autoridades do poder público da cidade.
Na primeira fase do projeto, a farmácia atenderá três unidades de saúde: Centro de Saúde Escola, Lisboa e Guarani/Anchieta. A parceria segue modelos de parcerias com outras unidades da Unipar em Toledo (PR) e Francisco Beltrão (PR), com o atendimento nas práticas integrativas de programas do Governo Federal.
Tratamento terapêutico fitoterápico
A fitoterapia abrange medicamentos usados para tratamentos terapêuticos com constituintes ativos feitos à base de vegetais. No SUS, a fitoterapia é promovida como terapia complementar e crescente atenção como abordagem de tratamento. Essa é uma forma de ampliar a oferta de terapias eficazes e acessíveis à população.