Plataforma HOP conecta estudantes ao mercado com foco em carreira e empregabilidade
A Universidade Paranaense (Unipar) lançou nesta semana o HUB de Oportunidades Profissionais (HOP), uma plataforma projetada para auxiliar estudantes na preparação para o mundo do trabalho. A apresentação ocorreu em uma transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube. A plataforma oferece recursos para o acompanhamento da trajetória acadêmica dos alunos, conectando-os a oportunidades de estágio e emprego.
O HOP permite que estudantes monitorem seu progresso acadêmico e identifiquem áreas para aprimoramento, alinhando-se com competências fundamentais para diversas carreiras. Ao mesmo tempo, a plataforma facilita o acesso a vagas no mercado de trabalho, promovendo a empregabilidade e permitindo que os usuários encontrem oportunidades compatíveis com seus interesses e habilidades.
Para o diretor de Inovação e Negócios, Gillianno José Mazzetto de Castro, o HOP é uma plataforma que ajuda os alunos a se prepararem para o mundo do trabalho. “A iniciativa visa aumentar a empregabilidade e oferecer suporte na trajetória profissional dos estudantes. Isso demonstra o compromisso da instituição com a empregabilidade dos alunos”, pontua.
Além disso, a plataforma HOP incentiva o desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado, como comunicação, trabalho em equipe e liderança. Esses recursos visam fortalecer habilidades essenciais para o ambiente profissional, ajudando os estudantes a se destacarem em processos seletivos e a se integrarem de forma eficaz ao mundo do trabalho.
O HOP oferece ferramentas de autoavaliação e feedback, que possibilita aos alunos compreender suas principais forças e fragilidades. Esse entendimento é fundamental para o planejamento da trajetória profissional e para a tomada de decisões mais assertivas na escolha de carreira.
Para o momento, a convidada e especialista no tema, e também fundadora da Workalove, Fernanda Verdolin, relata que as carreiras de hoje são construídas em projetos com foco na resolução de problemas, ao invés de seguir uma linha hierárquica tradicional. Essa mudança demanda um conjunto amplo de habilidades. “carreiras de hoje são construídas em projetos com foco na resolução de problemas, ao invés de seguir uma linha hierárquica tradicional. Essa mudança demanda um conjunto amplo de habilidades, comenta.
Outro diferencial da plataforma é a possibilidade de networking, aproximando os estudantes de profissionais da área e outros colegas. A plataforma facilita a criação de uma rede de contatos estratégicos, proporcionando aprendizado mútuo e oportunidades de colaboração em diferentes setores.
Outro ponto que a plataforma colabora no crescimento do acadêmico é a orientação profissional por meio de mentores e especialistas, que auxiliam os estudantes com conselhos e insights sobre o mundo do trabalho. Esse suporte busca preparar os usuários para enfrentar o competitivo cenário profissional, promovendo a confiança e o autoconhecimento necessários para o sucesso na carreira.
Essa ferramenta é fundamental para o planejamento acadêmico, segundo o especialista acadêmico em diretrizes e processos educacionais, William Bogo Turetta. “Os estudantes podem monitorar suas atividades complementares e disciplinas, ajudando-os a visualizar o progresso rumo à carreira desejada”.