Ação social mobilizou equipes de professores e acadêmicos, que ofertaram serviços e orientações para centenas de pessoas
Ofertar serviços e orientações voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, colocando os estudantes em contato com a realidade profissional. Essa é uma das premissas do projeto extensionista ‘Unipar na Praça’, desenvolvido pela Universidade Paranaense.
No último sábado (8), a Instituição realizou com sucesso a primeira edição deste ano do projeto, levando alegria e informação para as pessoas que passaram pela Praça Arthur Thomas. O evento, que também tem o objetivo de aproximar os acadêmicos da comunidade, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação foi coordenada pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação (DEGCD), via Departamento de Comunicação Social Universitária (DCSU), com apoio das coordenadorias de cursos e do projeto de extensão universitária Espaços de Lazer, do curso de Educação Física. Vários serviços foram oferecidos.
A equipe do curso de Sistemas de Informação levou o robô criado por acadêmicos, convidando a comunidade para conhecer a história da tecnologia e toda sua evolução; a de Engenharia Mecânica também trouxe seus robôs, resultado da disciplina de Mecânica Robótica, que tem a finalidade de ensinar aos futuros profissionais sobre programação.
Os acadêmicos de Administração ensinaram a comunidade como elaborar um bom currículo profissional; os de Direito orientaram sobre questões jurídicas; e a de Publicidade e Propaganda fotografou todo o evento e se encarregou da divulgação ao vivo, transmitida pela Rádio RUP.
Educação financeira familiar foi o assunto trabalhado pela equipe de Ciências Contábeis, que deu dicas sobre a integração entre todos os membros da família para manipular da forma correta as finanças. Já as equipes de Arquitetura e Urbanismo apresentaram os projetos desenvolvidos no Escritório Modelo, voltados à população de baixa renda, e as de Engenharia Civil mostraram um jogo que é fundamental para entender sistemas estruturais.
Você sabe quanto de açúcar, gordura e sódio têm nos alimentos industrializados? e o quanto isso prejudica a sua saúde? as alunas de Nutrição deram aquele incentivo para a alimentação mais natural e saudável.
Falando em alimentos nutritivos, o curso de Engenharia Agronômica deu dicas para quer ter uma horta hidropônica em casa, cultivada em água, com verduras livres de agrotóxicos. Hortaliças, plantas florestais e medicinais foram distribuídas; tudo cultivado e produzido pelos alunos e professores. Para quem quis saber sobre os cuidados que devemos ter para o bem-estar dos animais, os alunos de Medicina Veterinária estavam a postos.
Também muito movimentado estavam os espaços dos cursos da área da saúde, onde estavam as equipes de Enfermagem, que aferiu a pressão arterial dos visitantes e falou sobre prevenção de câncer de mama e autoexame, e de Farmácia, que realizou testes de glicemia e orientou sobre os riscos da automedicação.
Para aqueles que queriam dar uma relaxada no corpo, as alunas de Estética e Cosmética ofertou massagem relaxante e falou sobre a proteção contra os raios ultravioletas. Já Medicina disponibilizou simuladores para ensinar os princípios básicos de primeiros socorros, em caso de parada cardíaca e engasgo de bebês.
Enquanto os pais eram atendidos, nos espaços do curso de Educação Física e Pedagogia as crianças também receberam atenção especial. Estudantes e professores se dedicaram em brincar por meio de atividades recreativas: cama elástica, pintura facial, jogos de regras, brinquedo inflável de luta de cotonete e muito mais. Os pequenos ainda se deliciaram com pipoca e algodão doce. A parte cultural ficou por conta das meninas da Ginástica Rítmica da Unipar, que agradaram o público com uma performance artística.
A chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, afirma que mais uma vez o evento alcançou seus objetivos: “Serviços, orientações, opções de lazer e bom atendimento geraram, como sempre, ótimos resultados, o que comprova que a união em prol de uma causa é sempre relevante”, destaca, enaltecendo que “a ação ‘Unipar na Praça’ é multidisciplinar e se propõe a levar nossos estudantes a exercitar a responsabilidade social, missão importante na formação acadêmica. Com isso, os benefícios são recíprocos: tanto os estudantes, quanto à comunidade são beneficiados”.