Como o nome diz, qualificar os profissionais para atuar no gerenciamento de obras é o principal objetivo
Toda empresa precisa saber não apenas traçar suas metas, mas também os caminhos que terá que percorrer para alcançá-las. As do ramo da construção civil estão cada vez mais convencidas dessa máxima e, por isso, a demanda por profissionais capacitados em gestão tem aumentado.
A Universidade Paranaense colabora para a especialização dos que desejam atuar nesta área. Entre os cerca de cem cursos de pós-graduação que a Instituição oferece em suas sete unidades, vários têm a gestão na pauta.
É o caso da especialização em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção, oferecido na Unidade de Paranavaí. O principal objetivo do curso, que segue todas as exigências do Ministério da Educação, é qualificar os profissionais em tecnologias e ferramentas para a redução de prazo, custo e impactos da obra.
Além das teorias ligadas às atividades técnicas, os debates durante o curso devem fluir para a conscientização da necessidade de construir de forma econômica, com qualidade e sem falhas construtivas, unindo conceitos da sustentabilidade.
O curso também abre possibilidades para os pós-graduandos compartilharem experiências com os colegas. Podem participar graduados em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins da construção civil.
A matriz curricular é arrojada. Entre as disciplinas estão Economia, mercado e gestão de risco, Construção enxuta, Empreendedorismo e inovação, Gerenciamento de resíduos, Qualidade e produtividade, Liderança e gestão de pessoas na construção civil, Logística do canteiro de obras e Patologia das construções.
E o corpo docente conta com professores com larga experiência no ensino, na pesquisa e no mercado de trabalho. O início das aulas está previsto para abril; serão 360 horas, em regime quinzenal [às sextas à noite e aos sábados, manhã e tarde].
Saiba mais em
http://pos.unipar.br/especializacao/gerenciamento-de-obras-e-tecnologia-da-construcao/paranavai