Unipar participa do Plano Umuarama 2050

Publicado em 15 de Julho de 2024 às 16:55

Documento trará caminhos para o desenvolvimento do município nos próximos 25 anos

Nos dias 15 e 16 de julho, a Universidade Paranaense - Unipar sedia o encontro do Plano Umuarama 2050, com a presença do prefeito Celso Pozzobom, secretários municipais, técnicos das pastas e do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), universidades e sociedade civil. O documento, construído de forma participativa, é conhecido como “master plan” e trará o levantamento de demandas e propostas de desenvolvimento estratégico para o município, que resultarão em projetos.

No primeiro dia, os participantes, dentre eles professores da Unipar – Arquitetura, Administração, Inovação, dentre outros - e o assessor de Inovação, Bruno Oliveira, se dividiram em grupos para pensar as visões das áreas Econômica, Social (Educação e Saúde), Ambiental, Mobilidade e Infraestrutura, e Capacidades Institucionais. “Além do espaço, nossos professores contribuem, nos debates e soluções, com o conhecimento técnico nas diversas áreas”, destaca Oliveira.

O trabalho resultará na visão geral, como sinaliza Sérgio Vercezi Fillho, executivo do CDU, que coordena as atividades de produção do documento, com consultoria da Fundação Dom Cabral. “Amanhã, será a vez de ouvirmos 200 empresários, lideranças, formadores de opinião e profissionais liberais. O Plano viabilizará investimento contínuo a longo prazo em Umuarama. E as soluções discutidas mostram que elas passam pela universidade. A entrega do master plan será em 26 de setembro desta ano”, explica.

A ideia é que o plano traga ações sustentáveis para o desenvolvimento do município, a fim de que se torne referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para a população.

Última atualização em 15 de Julho de 2024 às 16:56