Animal foi resgatado por moradores de Cianorte e encaminhado pelo IAT à Clínica Escola Veterinária da universidade, em Umuarama
Na quinta-feira (18), a Clínica Escola Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama prestou atendimento a um macaco-prego ferido, que resgatado por moradores da cidade de Cianorte. O encaminhamento foi feito pelo Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) do município.
O socorro médico veterinário foi conduzido pelos professores Dr. Salviano Tramontin Belettini e Dr. Giani Lourenço Augusto, que após a realização do exame de raio-x constatou uma fratura no fêmur. O macaco precisou passar por um procedimento cirúrgico, cuidado que permitirá sua recuperação completa.
O macaco segue internado para reabilitação. Após essa fase, com respaldo técnico, ele pode ser devolvido ao seu habitat natural.
O chefe regional do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques, diz que o episódio evidencia a importância de a população informar o Instituto sobre casos de animais silvestres feridos ou em situação de risco, para que possam receber os cuidados necessários. Ele também destaca a parceria para os cuidados dos animais.
“Essa parceria e colaboração entre a equipe do IAT e a Unipar possibilita cuidados específicos, garantindo uma plena recuperação”.
Fotos: IAT-PR