Unipar promove semana de capacitação para docentes da graduação

Publicado em 1 de Agosto de 2024 às 17:45

O programa busca fortalecer a qualidade de ensino em sala de aula

A Universidade Paranaense (Unipar) promoveu o Pró-Magíster, evento de capacitação para docentes de graduação, entre os dias 25 e 31 de julho. A programação abrangeu diversos temas relevantes para o ensino superior, como a inclusão de estudantes com TDAH e autismo, o uso da inteligência artificial na aprendizagem e o papel da pesquisa acadêmica.

A intenção do programa é a realização de capacitação, palestras e oficinas, no decorrer do ano, para auxiliar os professores a diversificar os programas de ensino e aplicá-los na aula.

O doutor em educação e diretor fundador da Geostein Engenharia de Aprendizagem, George Stein, apresentou a palestra “Inteligência aumentada para aprendizagem: usando a IA para potencializar a educação”. No debate apontou que a Inteligência artificial é uma tecnologia que não será abandonada. “Tentei trazer para os professores uma zona de conforto no sentido que essa mudança veio para ficar, não é algo que a educação deixará de lado. E, cabe aos docentes, dentro das universidades, como a Unipar, fazer um movimento conjunto de desenvolvimento e criação da realidade que eles querem ter no futuro”, comenta.

O evento de abertura do segundo semestre de 2024 colabora em os professores realizarem momentos de integração entre eles e troca de experiências de como foi o andamento durante o ano letivo.

A professora da Unipar, Tatiane Henrique Souza, uma das organizadoras do programa, explica que, “neste segundo semestre, trabalhamos com um grupo focal e temático para levantarmos pontos que os docentes  gostariam que fosse apontados e, também, o que nós gostaríamos que a universidade progredisse em termos de qualidade de ensino”.

As lives "Inserção dos alunos autistas e TDHA no Ensino Superior: Estratégias, proferida por Mariana Leal" e "A importância da pesquisa e publicações no Ensino Superior” podem ser acessadas pelo link.