Unipar realiza 1ª Feira de Extensão e divulga "Unipar em Ação" para levar atendimento à comunidade

Publicado em 11 de Novembro de 2024 às 15:14

O evento promoveu atividades de empreendedorismo e prestação de serviços ao público no Campus III em Umuarama

A Universidade Paranaense (Unipar) realizou no último sábado (9), das 10h às 18h, a 1ª Feira de Extensão e divulgou o projeto "Unipar em Ação" no Campus III, em Umuarama. O evento fez parte da 3ª Feira do Empreendedorismo Feminino Collab Mulher e teve como foco promover o empreendedorismo e oferecer apoio à comunidade, reunindo alunos, professores e diferentes áreas de conhecimento.

A feira contou com atividades organizadas pelos cursos de graduação e pós-graduação da Unipar, que prestaram atendimentos diversificados. Para as crianças, os cursos de educação física e odontologia ofereceram atividades recreativas, brinquedos infláveis e educação em saúde bucal, com teatros e jogos educativos. Os cursos de farmácia e o mestrado em plantas medicinais colocaram à venda mudas de plantas e sais aromáticos, enquanto a farmácia realizou exames de tipagem sanguínea e descartes de medicações. Já a biomedicina realizou o projeto “Sol Consciente”, orientando a comunidade sobre cuidados com a pele. Outros cursos, como medicina veterinária, ciências contábeis, sistemas de informação, direito e fisioterapia, também participaram, cada um contribuindo com ações de atendimento ao público.

A professora Suelen Laís Vicentino Vieira, coordenadora dos cursos de farmácia, biomedicina e fisioterapia na modalidade presencial, enfatizou a importância das atividades de tipagem sanguínea e glicemia capilar realizadas pelo projeto CRF Júnior. “Essa é uma parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, o projeto visa levar orientações sobre saúde à comunidade. Também trabalhamos com o projeto Farmácia da Partilha, que faz a coleta de medicamentos que a população tem em casa, evitando o descarte inadequado”.

A estudante de arquitetura e urbanismo, Aline Umeda, que integra o Escritório Modelo da Unipar, explicou que o projeto trabalha diretamente com a comunidade. “O Escritório Modelo realiza projetos arquitetônicos comunitários, então chegam projetos das escolas, da prefeitura, com demandas para nós realizar e com isso a gente pratica a arquitetura. É o contato que a gente tem com o futuro da nossa profissão e aqui vemos esses projetos sendo realizados”, comenta.

O evento também serviu para apresentar o projeto "Unipar em Ação", uma iniciativa itinerante que visa levar serviços e atividades comunitárias para as cidades onde a Unipar possui campi, ampliando o acesso da população a serviços e promovendo ações educacionais e de saúde. O projeto contará com o apoio de equipes dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, direito, educação física, veterinária e nutrição, entre outros, que realizarão atendimentos e atividades em diversas áreas.

O gerente comercial da Unipar, Bruno Lacerda, destacou a importância do projeto. Segundo ele, “a iniciativa funcionará como uma unidade móvel de atendimento, permitindo que a Unipar ofereça serviços em localidades próximas”. Lacerda explicou que um caminhão da instituição levará os recursos necessários para garantir um atendimento de qualidade. "A ideia é pegar um pouco dos serviços que a Unipar oferece e levá-los até as comunidades distantes onde a Unipar possui campus, como o curso de direito, que poderá realizar serviços jurídicos nessas localidades", afirmou.

O "Unipar em Ação" já possui visitas programadas, incluindo a primeira em Palotina, marcada para o dia 24 de novembro, além de outras cidades como Cascavel, Toledo e região. A expectativa é que, com o projeto, a Unipar fortaleça sua relação com a comunidade e contribua para o desenvolvimento social das regiões onde está presente, oferecendo um suporte que vai além dos muros da universidade e envolve seus alunos e professores em uma experiência prática e de engajamento social.