Unipar realiza capacitação de sutura simples para acadêmicos de enfermagem

Publicado em 27 de Setembro de 2024 às 15:11

Com a nova competência regulamentada pelo Cofen, os enfermeiros estarão habilitados a atender uma gama mais ampla de demandas da população

Na última sexta-feira (20), o curso de enfermagem da Unipar, em Umuarama, ofereceu aos alunos do 4º e 5º anos uma capacitação em sutura simples. A iniciativa, alinhada à Resolução Cofen nº 731/2023, representa um avanço na formação dos futuros profissionais de enfermagem, ampliando suas atribuições.

A médica Juliana Oliveira e a enfermeira Gabrieli Azevedo, com base em suas experiências práticas, demonstraram aos alunos diferentes técnicas de sutura. A atividade, organizada pela coordenação do curso e pelos discentes, combinou teoria e prática.

Com essa nova competência, os enfermeiros estarão habilitados a atender uma gama mais ampla de demandas da população, atuando de forma atualizada e em conformidade com as diretrizes do Cofen.

É importante ressaltar que a sutura simples em pequenas lesões de pele, anexos e mucosas, embora agora autorizada, exige treinamento específico e o cumprimento rigoroso das normas técnicas estabelecidas pelo Conselho. Essa capacitação é fundamental para garantir a segurança tanto do paciente quanto do profissional da saúde.

Última atualização em 27 de Setembro de 2024 às 15:52