Unipar realiza oficina sobre metodologias ativas para docentes do curso de medicina

Publicado em 6 de Setembro de 2024 às 09:44

Foi destacado a participação ativa dos estudantes ser fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional do futuro

No dia 22 de agosto de 2024, o departamento do Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Superior (PRÓ-MAGÍSTER) da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Umuarama, promoveu a oficina "Potencializando o Ensino Médico: Metodologias Ativas como Ferramenta para Engajamento e Aprendizagem". O evento foi direcionado exclusivamente aos professores do curso de medicina e contou com a participação de 30 docentes interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas.

Conduzida pela professora Francislaine Aparecida dos Reis Lívero, a oficina teve como foco capacitar os docentes na aplicação de metodologias ativas, proporcionar tanto uma base teórica quanto experiências práticas que podem ser diretamente incorporadas no ensino médico. Durante a sessão, foram discutidas diversas estratégias inovadoras destinadas a aumentar o engajamento dos alunos e a melhorar a qualidade do aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico e eficaz.

A oficina destacou a importância das metodologias ativas no contexto educacional atual, onde a participação ativa dos estudantes é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional do futuro. A elevada adesão dos professores do curso de medicina demonstra o compromisso da Unipar com a constante evolução das práticas educacionais, de forma que os docentes estejam sempre preparados para enfrentar os desafios do ensino superior.

A iniciativa reafirma o compromisso do PRÓ-MAGÍSTER em oferecer capacitações que contribuam para a excelência acadêmica, promovendo uma educação de qualidade que beneficia tanto os professores quanto os estudantes.