As inscrições já estão abertas para os cursos livres de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular e Suporte Básico de Vida
Com o objetivo de ampliar o leque de serviços à comunidade, no final do ano passado o curso de Medicina da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu, em seu Centro de Simulação em Saúde, curso para credenciamento de Instituições junto à AHA (American Heart Association). O convidado foi o conceituado cardiologista Hélio Penna Guimarães, do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo.
Especialista em Medicina de Emergência e Medicina Intensiva, doutor pela USP, pesquisador, professor na Universidade Federal de São Paulo e autor de vários livros, Guimarães salientou a importância da AHA, organização sem fins lucrativos dedicada, desde sua fundação, em 1924, a combater doenças cardiovasculares e, assim, reduzir a taxa de mortalidade por doença coronária de acidentes vasculares cerebrais.
A AHA também é responsável pela publicação científica de Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência, que são a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em vários outros países.
Há mais de 50 anos, a Associação, por meio de seu programa de treinamento em Atenção Cardiovascular de Emergência (ACE), tem levado a médicos e outros profissionais de saúde as últimas informações sobre técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar e as diretrizes científicas que as fundamentam.
Participaram do curso realizado na Unipar profissionais da área da saúde que trabalham na Universidade e em outros órgãos, como médicos enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos e biólogos. “Com esta iniciativa, a Unipar recebeu o credenciamento e hoje é um centro autorizado internacional da AHA, podendo oferecer os cursos de combate a doenças cardiovasculares promovidos pela Associação”, comemora o coordenador de Laboratórios Científicos da Unipar, professor Denilson Cassita.
Segundo ele, com este credenciamento a Unipar vai facilitar a vida de profissionais que precisam do treinamento, que teriam que se deslocar a centros maiores para isso. “Seguindo sua predisposição de sempre inovar, melhorar, a Unipar trouxe essa possibilidade para toda a região”, ressalta o coordenador, enfatizando que atualmente no Brasil existem 56 centros autorizados, sendo seis no Paraná (nas cidades de Curitiba, Londrina e agora em Umuarama).
Inscrição abertas para SAVC e SBV
A Unipar está com inscrições abertas para dois cursos: o SAVC (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular), direcionado a médicos, enfermeiros e alunos do último ano dos cursos de Medicina e Enfermagem, visando aumentar a qualidade dos cuidados aos adultos vítimas de parada cardiorrespiratória, entre outras emergências cardiológicas; e o SBV (Suporte Básico de Vida), direcionado aos profissionais de todas as áreas da saúde, tendo como foco promover habilidades de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade para vítimas de todas as idades. O número de vagas é limitado. Mais informações e inscrições no site da Unipar, link da pós-graduação – Cursos Livres.