Medida necessária; com a suspensão das aulas presenciais, professores dinamizam em aulas virtuais, que seguem a todo vapor, e têm feedback positivo dos alunos
‘Fica em casa’! Diante de um cenário de pandemia da Covid-19, a recomendação de especialistas da saúde foi adotada também pela Universidade Paranaense – Unipar. Na última semana, a Reitoria da Universidade expediu Ato Executivo proibindo eventos ou qualquer atividade que resultasse em aglomerações de pessoas nos seus espaços acadêmicos. Outra medida foi a suspensão das aulas presenciais, temporariamente.
A Unipar está sempre capacitando seus professores para o uso de novas metodologias de ensino. Tecnologia essa que, nesse momento, está sendo muito bem empregada pelos professores para o ensino em casa. O método foi adotado pela Universidade para continuar levando a seus alunos ensino de qualidade, mesmo diante do cenário de isolamento social. A ideia é trabalhar online conteúdos teóricos, que serão reforçados em aulas práticas, no retorno às atividades presenciais.
Há pouco mais de uma semana, as atividades acadêmicas presenciais teóricas da graduação e pós-graduação acontecem por meio da plataforma Google for Education, a todos os alunos cadastrados ao Classroom (sala de aula virtual), pelo seu e-mail institucional vinculado ao gmail. A medida possibilita acessibilidade aos conteúdos das disciplinas por PCs, notebooks, tablets e smartphone, durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Atuando como professor na Unipar há quase 30 anos, essa é a primeira vez que o professor José Bolivar Bretas, ministra aulas online. “Estou aprendendo muito com o sistema virtual, tem sido gratificante essa experiência; não fujo do que seria a aula presencial, apenas algumas histórias ilustrativas ficarão para o momento presencial. Tenho encontrado muita receptividade dos alunos”, conta.
E agradece: “Eu sou um soldado da Unipar, meu vínculo é de perene gratidão por todas as oportunidades que está me dando. Como bem criaram a professora Neiva Garcia e meu saudoso amigo Dr. Cândido Garcia, o slogan da Unipar ‘um espaço para o seu talento’, embora meus talentos sejam limitados, eu encontrei aqui meu espaço”.
O professor da área de TADS, Ângelo Sucolotti destaca que a tecnologia está inserida em todas as profissões e faz parte do cotidiano e, por vezes, na educação é pouco explorada. “Fomos pegos de surpresa e temos visto a importância de sair da tranquilidade, do conforto da sala de aula, e nos reinventar. Quando passar essa fase difícil, que a tecnologia venha pra somar como uma ferramenta de apoio”, reconhece.
Chancelado ainda no Ato Executivo, a participação na plataforma online pelos alunos e professores durante o período de suspensão das atividades presenciais é obrigatória; estes devem, nos horários correspondentes às aulas presenciais, interagir na plataforma. Assim, a presença dos alunos é considerada mediante sua participação/interação nas atividades propostas.
Do outro lado, os acadêmicos também estão se adaptando, mas consideram a medida necessária. Para o estudante de Psicologia, Sidnei de Oliveira, o método utilizado para que as aulas continuem é positivo: “Estamos tendo aula normal, com os professores na plataforma e alunos participativos. Conseguimos acompanhar conteúdos e nos apropriar da ciência psicológica. Embora tenhamos receio de falar sobre Psicologia à distância, no momento atípico, foi uma forma de não paralisação pela pandemia. Além de discutirmos assuntos sobre a teoria psicológica, estamos discutindo nossa prática futura a partir de demandas da contemporaneidade, pensar manejos para fazer a diferença diante dessa situação”.
A turma de Sidnei aprovou a alternativa e elogia: “Os professores têm mostrado domínio dessas tecnologias, didática, interesse e inovação. Há uma sintonia entre docentes e alunos mediante a situação, para que ninguém saia perdendo nesse processo de ensino-aprendizagem”.
Medida de Suspensão das Atividades Presenciais
A Unipar tomou esta decisão considerando as recomendações do Comitê de Biossegurança da Diretoria Executiva de Gestão dos Assuntos Comunitários da Unipar, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pela Covid-19 (Coronavírus), no meio escolar.
Para isso, também considerou o Decreto do Governo do Estado do Paraná de 16/03/2020 que dispõe das medidas necessárias aos riscos que a situação demanda e o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.
E o fato de que os órgãos pedagógicos institucionais da Unipar reforçam a importância da adoção permanente de medidas preventivas ao contágio do vírus em ambientes escolares, a fim de amenizar ao máximo os possíveis danos ao ambiente educacional.