As aulas são realizadas nos campi da Unipar em Umuarama, às sextas-feiras e sábados
A Universidade Paranaense (Unipar) está com inscrições abertas até o dia 21 de fevereiro para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação (PPG) em Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura. A pós, avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece 15 vagas para alunos regulares do mestrado e 12 vagas para o doutorado.
As aulas são realizadas nos campi da Unipar em Umuarama, às sextas-feiras e sábados, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O público-alvo do programa inclui profissionais formados em engenharia agronômica, química, biologia, biotecnologia, engenharia de alimentos, engenharia ambiental e áreas afins. Ex-alunos da Unipar têm direito a um desconto de 25% nas mensalidades, enquanto egressos de outras instituições recebem 15% de desconto.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem apresentar documentos como cópias autenticadas do diploma e histórico escolar de graduação (e de mestrado, no caso dos candidatos ao doutorado), currículo Lattes documentado, RG, CPF, além de cartas de indicação e proposta de projeto de pesquisa para o doutorado. O edital detalha todos os requisitos e etapas do processo seletivo.
O PPG se destaca por sua equipe docente composta por profissionais altamente qualificados: 58% dos professores são pós-doutores, 50% são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e 30% possuem experiência acadêmica internacional em centros de pesquisa renomados na Holanda, Itália, França, Inglaterra e Portugal. Essa diversidade acadêmica e as colaborações internacionais têm contribuído para um aumento significativo na produção científica do programa, que supera a média da área de Ciências Agrárias I.
Desde a sua criação, o programa já formou mais de 200 mestres e doutores oriundos de diversas regiões do Brasil. As duas linhas de pesquisa do PPG são Biotecnologia Aplicada à Microbiologia Agrícola e Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Vegetal. O programa também oferece taxas escolares e bolsas de pela CAPES, promovendo a viabilização dos estudos e pesquisas.
O coordenador do programa, professor Odair Alberton, reforça o compromisso do curso com a formação de profissionais altamente capacitados na área de Ciências Agrárias e com o desenvolvimento regional na área de Biotecnologia Aplicada à Agricultura. Segundo ele, “o programa consolida atividades científicas que promovem uma produção sustentável de alimentos e a formação de recursos humanos qualificados para atuar no ensino, pesquisa e setor produtivo”.
Além disso, o curso conta com diferentes parcerias de pesquisa com instituições nacionais e internacionais. Também mantém convênios com prefeituras e empresas do setor agrícola.
Mais informações sobre o processo seletivo, os documentos necessários e o cronograma podem ser acessadas no edital publicado no site da Unipar ou obtidas pelo telefone (44) 3621-2885, ramal 1285, ou pelo e-mail biotec@unipar.br.
Última atualização em 10 de Fevereiro de 2025 às 14:00