Mesmo com a pandemia, os projetos de ensino, pesquisa e extensão continuam a todo vapor
No curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, mesmo com o período de pandemia, as atividades não pararam, apenas foram adequados à nova realidade. Agora, os projetos de ensino, pesquisa e extensão vêm sendo executados remotamente, mas com o objetivo mantido, que é o de prestar apoio e orientação à população e propiciar o enriquecimento curricular na formação dos acadêmicos.
Uma das atividades realizadas recentemente foi com a coordenadora do curso, professora Juliana Pelissari, que ministrou palestra virtual para alunos dos cursos técnicos do colégio Arnaldo Busato, do município de Coronel Vivida. Ela falou sobre o ‘Uso da Aromaterapia em período de Covid-19’. A coordenadora também participou de um webinar sobre ‘Estética Humanizada’, conduzido pela colega Isabel Pilatti e a equipe da Buona Vita Dermocosméticos, de Curitiba.
Outro projeto de extensão que está a todo vapor é o ‘Estética na Comunidade: beleza, saúde e bem-estar’, coordenado pela professora Juliana Pelissari com a colaboração da colega Luciana Pellizzaro e a responsável técnica Kelli Kuhnen. Nas atividades, os acadêmicos estão elaborando vídeos e panfletos informativos com dicas, informações e orientações sobre beleza, saúde e bem-estar, que serão disponibilizados para a comunidade por meio das redes sociais do curso.
Dentre os projetos de ensino, um que merece destaque é o ‘Oficina da Linguagem Técnico Científica’, que conta com a participação de quase cem estudantes. O objetivo principal do projeto é melhorar a escrita dos alunos e ensinar as normas científicas. Outra atividade que ganhou visibilidade foi um evento denominado ‘Meeting Online de Aromaterapia’, que envolveu os acadêmicos da graduação e da pós-graduação em Terapias Integrativas e Complementares em Saúde Estética.
Já os projetos de pesquisa também estão sendo trabalhados de forma remota, com os acadêmicos e professores atuando na parte de embasamento técnico-científico por meio de pesquisas, leitura e fichamentos de materiais relacionados às pesquisas. Na sequência, esses materiais serão usados para a elaboração dos artigos científicos.
“Desta forma, acadêmicos e professores estão engajados na realização destes projetos para, juntos, fortalecer o vínculo com a comunidade, mantendo o padrão de qualidade da Universidade, enriquecendo a formação acadêmica e superando este período de distanciamento social”, comenta a professora Juliana Pelissari.