Workshop sobre currículo Lattes capacita estudantes de Medicina da Unipar

Publicado em 29 de Maio de 2024 às 14:29

Na Universidade Paranaense (UNIPAR), em 14 de maio, um workshop especializado foi realizado para capacitar estudantes de medicina no uso do Currículo Lattes, uma ferramenta indispensável para suas carreiras acadêmicas e profissionais. O evento foi organizado pela IFMSA Brasil - UNIPAR, sob a liderança de Tuany Bernardi, estudante de Medicina e Diretora Local de Pesquisa, Publicação e extensão da IFMSA Brasil - UNIPAR na universidade. Alexandre Cezar Rodrigues, egresso do Curso de Direito, foi o principal facilitador do workshop.

Tuany Bernardi, a mente por trás do evento, expressou sua visão: "Nosso objetivo é garantir que todos os estudantes de medicina tenham as ferramentas necessárias para documentar suas conquistas de forma eficaz. Organizar este workshop é parte do nosso esforço para equipá-los com habilidades essenciais que vão além do conhecimento médico."

Durante o evento, Alexandre Cezar utilizou sua experiência acadêmica e profissional para instruir os alunos sobre como maximizar o impacto de suas entradas no Currículo Lattes. "Entender como apresentar suas experiências e realizações academicamente é fundamental para qualquer futuro profissional", explicou Alexandre Cezar. "Espero que este workshop forneça aos participantes uma base sólida para construir perfis Lattes robustos e impactantes."

Dra. Maria Elena Lima Martins, coordenadora do Curso de Medicina, também destacou a relevância do workshop: "A capacidade de gerenciar e apresentar efetivamente o próprio currículo é uma competência crucial que todos os nossos estudantes devem desenvolver. Este evento não só fortalece suas habilidades acadêmicas como também os prepara para os desafios do mercado de trabalho, onde a apresentação profissional pode abrir portas importantes.

O workshop abordou desde conceitos básicos até técnicas avançadas para a inserção de informações acadêmicas, experiências profissionais e participações em projetos e eventos. Através de uma combinação de teoria e prática, os estudantes aprenderam a detalhar suas experiências educacionais e profissionais de maneira que ressaltem suas competências e qualificações.

Além do aspecto educacional, o evento proporcionou uma excelente oportunidade para os estudantes interagirem e trocarem experiências, fortalecendo o senso de comunidade entre os futuros médicos. A interatividade foi uma tônica do workshop, com uma sessão de perguntas e respostas conduzida por Alexandre, permitindo aos alunos esclarecer dúvidas e discutir aspectos específicos do Currículo Lattes.

O sucesso deste workshop na UNIPAR reitera o compromisso da universidade e da IFMSA Brasil - UNIPAR em fornecer recursos educacionais que preparem seus alunos para desafios acadêmicos e profissionais, garantindo que eles estejam bem equipados para suas futuras carreiras. Com a resposta positiva dos participantes, a organização já considera a possibilidade de eventos futuros para continuar apoiando o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Última atualização em 29 de Maio de 2024 às 14:30