Desenvolvimento atípico Considerações e discussões contemporâneasCarga horária: 15 horas
Contextualizar o que é desenvolvimento atípico e suas implicações funcionais, emocionais e educacionais.
Behaviorismo RadicalCarga horária: 15 horas
Bases filosóficas da Análise do comportamento; Discussão do Desenvolvimento Atípico a luz do modelo de seleção pelas consequências.
Princípios fundamentais da ABACarga horária: 30 horas
Apresentação da base metodológica da Análise do Comportamento a saber, os princípios comportamentais que explicam os comportamentos e suas funções.
Comportamento Verbal: desenvolvendo linguagem e cogniçãoCarga horária: 30 horas
Apresentação das teorias comportamentais de explicação para comportamento verbal e cognição a saber, discussões Skinnerianas e pós Skinnerianas.
Conduta ética e Interdisciplinar do Analista do ComportamentoCarga horária: 15 horas
Introdução o Código de Ética Profissional para o Analista do Comportamento, ênfase em condutas éticas e questões legais relevantes para os implementadores dos programas de ensino e supervisor e responsáveis.
Métodos de pesquisa para Ciência ComportamentalCarga horária: 15 horas
Debate sobre o caráter experimental da Análise do Comportamento com um foco específico para o desenvolvimento de pesquisa. Conhecimento sobre registro de comportamentos, identificação de tipos de variáveis e delineamentos experimentais.
Instrumentos de avaliação comportamental aplicados ao autismo e desenvolvimento atípicoCarga horária: 30 horas
Apresentação, discussão e aplicação dos principais instrumentos para avaliação do comportamento no desenvolvimento atípico.
Elaboração de Currículos de intervenção Individualizados e Tomada de decisão Baseada em dadosCarga horária: 30 horas
Como construir um currículo individualizado e acompanhar o desenvolvimento do indivíduo. Critérios de aprendizagem, generalização, coleta de diferentes medidas comportamentais e tomada de decisão.
Manejo de comportamentos inadequados no desenvolvimento atípico: lidando com comportamentos desafiadores específicos.Carga horária: 15 horas
Análises funcionais para identificar as “causas” de comportamentos indesejáveis e estratégias para lidar com estes. Melhores práticas de comportamentos, para o analista do comportamento diante de comportamentos disruptivos.
Principais procedimentos de ensino da Análise do Comportamento Ensino NaturalistaCarga horária: 15 horas
Apresentar os principais procedimentos de ensino utilizados no tratamento empregando a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada. Cuidados em relação a realização de cada procedimento e as aplicações possíveis de cada um deles como intervenções em situações específicas.
Principais procedimentos de ensino da Análise do Comportamento Ensino estruturadoCarga horária: 15 horas
Apresentar os principais procedimentos de ensino utilizados no tratamento empregando a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada. Cuidados em relação a realização de cada procedimento e as aplicações possíveis de cada um deles como intervenções em situações específicas.
Modelando o comportamento dos terapeutas: exercícios práticos para aplicação de programas de ensino.Carga horária: 30 horas
Modelar comportamentos desejados na conduta de analistas do comportamento que tratam de crianças com atrasos no desenvolvimento, por meio de role play da implementação de programas de ensino de comportamento verbal e outros. Exercícios práticos ao longo de todo módulo com feedback ao vivo do professor para os grupos de alunos.
Estratégias de análise do comportamento Aplicada para sala de aulaCarga horária: 15 horas
Elaboração, aplicação e avaliação de estratégias comportamentais para o contexto de sala de aula
Alfabetização e comportamento simbólico aplicados ao autismo e desenvolvimento atípicoCarga horária: 15 horas
Apresentar as variáveis relevantes para aprendizagem relacional e emergência de comportamento simbólico em pessoas com autismo no âmbito do ensino de leitura. Programas de alfabetização para pacientes com Autismo e desenvolvimento atípico, potencializar a aprendizagem de relações emergentes.
Programas de Ensino de Habilidades BásicasCarga horária: 30 horas
Apresentação de protocolos de avaliação, formulação e acompanhamento de programas de intervenção para ensino de habilidades básicas no desenvolvimento atípico.
Programas de Ensino de Habilidades sociais e AutorregulaçãoCarga horária: 30 horas
Apresentação de protocolos de avaliação, formulação e acompanhamento de programas de intervenção em habilidades sociais e de autorregulação.
Seminários de Práticas em Análise do ComportamentoCarga horária: 15 horas
Apresentação dos casos supervisionados.
Prática SupervisionadaCarga horária: 100 horas
Supervisão da avaliação, implementação de programas, tomada de decisão baseada em dados e aplicação de procedimentos de ensino.