Desenvolvimento atípico: Considerações e discussões contemporâneasCarga horária: 40 horas
Desenvolvimento atípico e suas implicações funcionais, emocionais e educacionais. Critérios diagnósticos, comorbidades associadas e implicações para o tratamento. Neurofisiologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as principais abordagens farmacológicas e não farmacológicas adotadas.
Princípios Fundamentais da ABACarga horária: 60 horas
Pressupostos filosóficos que embasam a ciência do comportamento (como selecionismo, determinismo, empirismo, parcimônia, pragmatismo). Apresentação dos objetivos da Análise do Comportamento enquanto ciência (descrição, predição e controle). Behaviorismo radical e a explicação do comportamento humano. Distinção entre behaviorismo, Análise Experimental do Comportamento (AEC) e Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Descrição e definição das dimensões da ABA. Princípios e conceitos básicos da Análise do Comportamento que explicam o comportamento humano e suas funções. Apresentação da definição e exemplos de comportamento, resposta e classe de respostas; estímulos e classes de estímulos; condicionamento respondente e operante; contingências de reforçamento positivo e negativo; esquemas de reforçamento; contingências de punição positiva e negativa; extinção operante; controle de estímulos; discriminação, generalização e manutenção de comportamentos; operações motivadoras; comportamentos controlado por regras e comportamentos controlados por contingências.
Comportamento Verbal: desenvolvendo linguagem e cogniçãoCarga horária: 40 horas
Linguagem e comunicação a partir da ótica da Análise do Comportamento. Operantes verbais e estratégias de ensino de linguagem para pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento.
Conduta Interdisciplinar do Analista do ComportamentoCarga horária: 20 horas
Conduta do Analista do Comportamento em diferentes contextos e com profissionais de diferentes especialidades. Relações éticas e efetivas com a equipe envolvida no caso atendido, em prol do desenvolvimento pleno do cliente. Código de Ética profissional do Psicólogo e dos demais profissionais envolvidos no tratamento de pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento. Condutas éticas e questões legais relevantes para técnicos aplicadores, coordenadores e supervisores de serviços baseados em ABA.
Instrumentos de Avaliação Comportamental Aplicados ao Autismo e Desenvolvimento AtípicoCarga horária: 60 horas
Principais instrumentos de avaliação utilizados para identificação e monitoramento do repertório de indivíduos diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento. Entrevistas com familiares e profissionais que acompanham o cliente, de forma a coletar dados relevantes para o processo avaliativo. Definição de objetivos de ensino a partir dos resultados obtidos com a implementação de instrumentos de avaliação comportamental. Avaliações de preferência para a identificação de potenciais reforçadores.
Elaboração de Currículos de intervenção Individualizados e Tomada de decisão Baseada em dadosCarga horária: 40 horas
Elaboração de objetivos de intervenção em termos observáveis e mensuráveis, com base nas preferências do cliente, ambientes de suporte disponíveis, riscos, restrições e validade social. Confecção de currículo individualizado, definição de objetivos de ensino e monitoramento do desenvolvimento do indivíduo. Definição de critérios de aprendizagem e generalização. Coleta de diferentes medidas do comportamento e tomada de decisão baseada em dados. Monitoramento do progresso do cliente e integridade do tratamento.
Manejo de comportamentos inadequados no desenvolvimento atípico: lidando com comportamentos desafiadores específicosCarga horária: 40 horas
Análise funcional do comportamento para identificação da função de comportamentos interferentes. Interpretação de dados a partir de análises funcionais. Confecção de plano de intervenção comportamental. Melhores práticas disponíveis para a redução e substituição de comportamentos interferentes apresentados por indivíduos com atrasos no neurodesenvolvimento.
Principais procedimentos de ensino da Análise do ComportamentoCarga horária: 60 horas
Intervenções baseadas em ABA para o ensino de habilidades a indivíduos com atrasos no neurodesenvolvimento. Estratégias de ensino estruturado e naturalista. Ensino sem erros, uso de prompts, modelagem, encadeamento e estabelecimento de regras, economia de fichas e outros procedimentos baseados em evidências para ensino, generalização e manutenção de habilidades.