MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

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MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Por que fazer MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito?

Objetivos:

Promover a formação continuada e o aperfeiçoamento técnico e ético, mediante utilização dos mais modernos conceitos e ferramentas de Administração que capacitarão os participantes para aturarem como gestores de instituições financeiras e cooperativas.

Público-Alvo:

Profissionais formados em: Contabilidade, Administração, Economia, Direito e demais gestores de cooperativa e instituições financeiras que desejam se desenvolver na área de Gestão de Cooperativas de Credito.

O que vou aprender durante o curso?

Gestão Estratégica de Pessoas e Clima OrganizacionalCarga horária: 30 horas

Contexto e planejamento de Recursos Humanos. Tendências. Compreensão e compartilhamento das estratégias, objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão de futuro da empresa. Análise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto à consecução dos propósitos estratégicos da empresa. Conceituação e dinâmica da cultura organizacional. Cultura organizacional como ferramenta de gestão. Diagnóstico do clima organizacional. Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização. Análise do exercício do poder, dos estilos de liderança e gerência e das formas de participação na organização. Gestão da cultura direcionada ao alto desempenho da organização. Mudança estratégica na organização. Tipos de pesquisa do clima organizacional. Divulgação da pesquisa e formas de ação. Novo profissional estratégico pós pandemia.

Doutrina e Princípios do Cooperativismo de CréditoCarga horária: 30 horas

História do cooperativismo. Cooperativas de Crédito no Brasil. Estrutura do cooperativismo de Crédito no Brasil. Doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Fundamentos do Cooperativismo de Crédito. Economia contemporânea.

Legislação e Contabilidade Tributária Aplicada as Cooperativas de CréditoCarga horária: 15 horas

Legislação aplicada ao cooperativismo, hierarquia das normas tributárias, tributos sobre a atividade cooperativa, fato gerador, base de cálculo, aliquotas, benefícios tributários. Fundamentos da contabilidade aplicada às cooperativas. Aspectos financeiros, patrimoniais e econômicos da contabilidade tributária aplicada às cooperativas. Considerações gerais sobre a Contabilidade das Cooperativas. Diferenciação entre ato cooperativo e ato não cooperativo. Tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre os atos cooperativos e não cooperativos. Planejamento tributário aplicado ao setor.

Análise Financeira de Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas

Fundamentos de risco e retorno. Modelos de precificação de títulos. Linha do mercado e títulos (SML). Cooperativas de crédito e bancos comerciais. Indicadores contábeis aplicados à análise de cooperativas de crédito. Indicadores para o monitoramento do desempenho de cooperativas de crédito. Medidas de proteção. Avaliação da estrutura financeira. Qualidade dos ativos. Taxas de retorno e dispêndio. Avaliação de liquidez. Detecção de sinais e crescimento.

Liderança Treinador em VendasCarga horária: 30 horas

Modelos de Liderança, Neurociência, Fatores Psicológicos que interferem no comportamento humano, A Negociação como Estratégia Comportamental, Estratégias de desenvolvimento de equipe para aumentar performance através de negociações eficazes com os cooperados.

Mercado Financeiro e de Capitais Aplicado a Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Conteúdos gerais Prova AMBIMA.

Governança CorporativaCarga horária: 30 horas

Evolução dos conceitos relativos à Governança Corporativa, Histórico e o seu contexto no cenário globalizado, Governança Corporativa no Brasil e seus efeitos, Governança Corporativa e o problema de agência, Estudos de governança em cooperativas, Controvérsias sobre a Governança Corporativa na atualidade.

Compliance Legal, Órgãos de Regulação, Auto- Regulação, Fiscalização e Participantes do MercadoCarga horária: 15 horas

Lei 5764/71. Lei complementar 130/09. Reflexões sobre os diferenciais do cooperativismo de crédito. Ato cooperativo e seus efeitos tributários. Importância e os benefícios da aglutinação entre cooperativas (incorporações).

Gerenciamento de Risco de CréditoCarga horária: 30 horas

Risco de Crédito: os “Cs” de Crédito (caráter, capacidade, capital, colateral e condições). Política de Crédito. Ciclo de Crédito. Ciclo de vida do cliente. Conceito e relevância do Crédito. Informações para Crédito e análise sistemática de crédito. Decisão de Crédito e controle e qualidade de Crédito. Modelos estatísticos para concessão e manutenção de Crédito: Credit Score e Behaviour Score. Bureau de informações do mercado. Modelos de mensuração de risco de Crédito: RAROC, RAM, RAR.

Análise do Cenário EconômicoCarga horária: 15 horas

Elementos para a análise da Economia Brasileira. Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira. Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.

Planejamento e Gestão Estratégica de Cooperativas de CréditoCarga horária: 30 horas

Negócio/missão. Análise do ambiente. Definições de Estratégias. Desdobramento das Diretrizes Estratégicas. Definição de Projetos e Planos de ação. PDCA no Gerenciamento Estratégico.

Métodos Quantitativos Aplicados a FinançasCarga horária: 15 horas

Estatística Descritiva: Medidas de Tendência Central (Média, Mediana e Moda); Medidas de Dispersão (Desvio-Padrão, Variância e Coeficiente de Variação); Separatrizes (Quartis, Decis e Centis); Assimetria e Curtose Noções de Probabilidade e Distribuições de Probabilidade. Amostragem e Tamanho da Amostra. Testes de Hipótese (Paramétricos e Não-Paramétricos) Medidas de Correlação (Pearson e Spearman) Análise de Regressão Linear (Simples e Múltipla).

Relações Interpessoais, Negociação e Gestão de ConflitosCarga horária: 30 horas

Tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais, conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho); conflitos políticos e grupos de interesses. Técnicas de administração de conflitos. Negociação entre organizações. Estratégias e objetivos de negociação em reuniões de negócios. Discussão dos principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação. Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz. Relações interpessoais focadas em líderes e gestores. Relações interpessoais pós pandemia e cenário online. Relações interpessoais empresa/funcionários/consumidores e a conduta humana e profissional na gestão das empresas.

Inteligência de Mercado e Relação com Cooperados.Carga horária: 30 horas

Evolução do Mercado. Orientação das Cooperativas. Relação com Cooperados. Composto de Marketing Aplicado ao Cooperativismo. Definições de Produtos. Estratégias de Preço. Conceitos de Localização. Composto Promocional. O uso estratégico das mídias digitais para pessoas, produtos, marcas e instituições. Inteligência na gestão de conteúdo e plataformas. Tendências em tecnologia e comunicação. Controle e Métricas.

Observações

  1. A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;
  2. Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
  3. As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

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  • Estrutura

    Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, são estruturados de acordo com a Resolução CNE/CES n.o 01 de 06/04/2018, e têm carga horária total igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades.

  • Regime de Oferta

    Os cursos de especialização lato sensu, além do regimes tradicionais (semanal, quinzenal) são ofertados também em regime remoto (aulas ao vivo) e híbrido (presencial e on-line).

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Inscrições
A partir de 17 de Junho de 2024.
Documentação Necessária
  • Fotocópia do Diploma (frente e verso);
  • Fotocópia do RG;
  • Fotocópia do CPF;
  • Foto 3x4 Recente (1);
  • Fotocópia do comprovante de residência.
Início do Curso

28 de Março de 2025

A data de início do curso poderá sofrer alteração. Contate a secretaria para saber se as aulas terão início na data prevista.

Regime
Quinzenal
Horário

Sextas-Feiras: das 19h00 às 22h50

Sábados: das 07h30 às 13h30

Importante: O curso terá 20% da carga horária online com suporte do professor.

Número de Vagas
30 vagas
Carga Horária
360 h/a

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Por que estudar na UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem;

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;

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