Receba uma consultoria gratuita sobre o curso, confira valores e todos os detalhes.
Situação Legal - Mestrado
Curso de Mestrado recomendado pela CAPES e reconhecido conforme Portaria MEC nº 609, de 14 de março de 2019, publicada no D.O.U. nº 52 – Seção 1, pp. 63 e 119 de 18 de março de 2019.
O Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica criado em 2015, é uma proposta inovadora da Universidade Paranaense para os profissionais da saúde e áreas afins. Além disso, o programa tem como objetivo capacitar profissionais com conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionados à Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Os futuros egressos do programa deverão estar aptos a solucionar problemas de forma inovadora, atualizando e ampliando os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, com o objetivo de contribuir com a sociedade civil, setor produtivo e principalmente o Sistema Público de Saúde no que se refere à utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Para isto, os pós-graduandos contarão com uma grade curricular diversificada, com a realização de trabalhos práticos desenvolvidos em laboratórios e em campo, além das atividades extracurriculares. Terão ainda a oportunidade de exercitar o espírito crítico e criativo em busca do conhecimento e solução de problemas de acordo com as necessidades regionais para ampliação das opções terapêuticas e melhoria da atenção à saúde aos usuários do SUS. Além disso, favorecerão a promoção do uso sustentável da biodiversidade local, a valorização e a preservação do conhecimento das comunidades tradicionais e indígenas, e fortalecimento da agricultura familiar nas regiões em que estarão inseridos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
SISTEMAS PRODUTIVOS E DE UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS
Conjunto de ações ligadas às plantas medicinais e fitoterápicos, localizados em um mesmo território, que mantêm algum nível de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com os demais atores locais (governo, pesquisa, ensino e instituições de crédito) visando a formação de profissionais para atender a demanda de implantação da Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde no que se refere a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp com um de nossos atendentes