O Serviço de Assistência Judiciária é um Projeto de Extensão que proporciona a integração entre a teoria ensinada em sala de aula, pelo atendimento aos clientes, com processos baseados em casos reais, fazendo com que o acadêmico visualize sua aplicação na prática.
Também, tem por objetivo a prestação gratuita de serviços judiciais e extrajudiciais a comunidade hipossuficiente, residentes e domiciliados no Município e Comarca de Umuarama e Região. Atualmente, o SAJUG se encontra dividido em Núcleo Cível, Núcleo Penal e Núcleo Trabalhista, para que os estagiários vivenciem a prática jurídica, obtendo conhecimentos específicos de cada área, para facilitar sua escolha.
A Coordenação e os Advogados do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita são os responsáveis pela orientação aos estagiários e clientes e pela fiscalização dos serviços efetivamente prestados, supervisionando os estagiários que integram o Serviço, desde a entrevista com o assistido, confecção de petições, tramitação de processos na Justiça e realização de audiências.
Objetiva propiciar, aos estudantes do 3º ao 5º anos do Curso de Direito, oportunidade para a prática e aperfeiçoamento de seus conhecimentos durante o estágio, com treinamento prático do exercício da advocacia, aprimoramento das relações humanas e complementação do aprendizado aos acadêmicos do Curso de Direito, além de fornecer à comunidade carente acesso ao Poder Judiciário.
Em atividade desde julho de 1987,o SAJUG tem turnos de atendimento ao Público de Segunda à Sexta-Feira, pelo qual, milhares de famílias carentes são beneficiadas, obtendo o acesso direto a justiça.
O SAJUG ainda conta com os projetos relacionados abaixo, onde realiza também o devido atendimento:
Acadêmicos: Conhecimentos práticos referentes ao Curso de Direito, nas mais diversas áreas de atuação.
Comunidade: Acesso à Justiça em suas várias formas, tais como conciliações (realizadas no próprio SAJUG), meios alternativos de resolução de conflitos, ajuizamento das ações e acompanhamento de audiências, recursos impetrados perante os Tribunais, atendimentos realizados na Delegacia Pública local e no Lar São Vicente de Paulo. Importante ressaltar a realização de júris e atendimentos a bairros carentes.
Atualmente/Ano:
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp com um de nossos atendentes